IBL pede manutenção de exigência de energia renovável para data centers no Redata

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Instituto Brasil Logística (IBL) defende a aprovação, no Senado Federal, do Projeto de Lei (PL) que cria o Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter (Redata) e pede a manutenção da exigência de que os empreendimentos atendam integralmente sua demanda de eletricidade com fontes renováveis de energia.

O IBL afirma que o Brasil reúne condições para se tornar referência global no setor de infraestrutura digital e de inteligência artificial e defende que a Casa preserve o caráter “inovador e ambiental responsável” do projeto durante a tramitação da proposta.

“Reforço a importância vital de que o suprimento de eletricidade para essas novas instalações seja feito estritamente por meio de fontes renováveis … O Brasil detém plenas condições e vantagens comparativas para liderar a infraestrutura da economia digital e da inteligência artificial, aliando tecnologia, soberania energética e responsabilidade ambiental”, afirma em nota.

O IBL afirmou que a expansão dos centros de processamento de dados no País pode atrair “bilhões de reais” em investimentos privados, gerar empregos e impulsionar a infraestrutura digital brasileira. A competitividade do Brasil no mercado está diretamente ligada à disponibilidade de energia limpa e renovável, segundo o Instituto.

Além do atendimento de 100% da demanda elétrica por fontes limpas e renováveis, a Câmara também incluiu a obrigação de divulgação de relatórios de sustentabilidade com informações sobre as fontes utilizadas.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.