Índice de intenção de consumo das famílias cresce 2,4% em janeiro, diz FecomercioSP

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar do cenário adverso no crédito, a intenção de consumir das famílias paulistas registrou, em janeiro, a quarta expansão mensal consecutiva, de acordo com a FecomercioSP. No mês, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 2,4% em relação a dezembro, atingindo agora 115,4 pontos. O indicador, segundo a entidade, mede o humor e a propensão imediata ao consumo.

Também houve alta no Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que passou de 124,5 em dezembro para 127,4 em janeiro, índice que reflete as percepções sobre o ambiente econômico e expectativas de longo prazo.

Segundo a FecomercioSP, esses números refletem não apenas o tradicional otimismo com o início de cada ano, mas também vetores como a resiliência do mercado de trabalho e a estabilidade na renda.

Apesar dessa melhora, a entidade alertou, na nota de divulgação dos dados, que o cenário macroeconômico segue marcado por incertezas, com destaque para a proximidade das eleições, o que tende a elevar a percepção de risco fiscal e pode influenciar as decisões do Banco Central sobre o nível da taxa Selic, hoje em 15%.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.