Inmet mantém alerta de calor no Sul; SP e outros Estados terão chuvas intensas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta vermelho para uma onda de calor na região Sul do Brasil. Emitido na última segunda-feira, 2, o alerta vale para municípios de parte do Rio Grande do Sul, de parte de Santa Catarina e de um trecho do Paraná.

As temperaturas devem continuar 5ºC acima da média por um período maior do que cinco dias – o fenômeno atinge as regiões oeste e norte de Santa Catarina; sudoeste, noroeste, nordeste e centro do Rio Grande do Sul; e as regiões sudoeste, centro e sudeste do Paraná. No total, cerca de 500 municípios devem ser afetados.

O Inmet também disparou um alerta de acúmulo de chuvas nesta sexta-feira, 6, para o Estado do Rio de Janeiro e para o nordeste do Estado de São Paulo. O aviso indica chuvas acima de 100 mm/dia. Isso implica em grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Neste caso, o Inmet recomenda que os moradores desliguem os aparelhos eletrônicos da tomada e o quadro geral de energia. Se houver situação de inundação ou similar, a recomendação é permanecer em local abrigado e proteger seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Os Estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato grosso, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Fortaleza, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas receberam o alerta laranja de chuvas intensas, o que significa temporal com 100 mm/dia e ventos intensos, de 60 km/h a 100 km/h.

Em caso de necessidade, é possível ligar acionar a Defesa Civil (no telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.