Irã pretende ‘surpreender o inimigo’ em breve, diz general da Força Aérea
O brigadeiro-general de segunda classe Massoud Jafari, da Força Aérea do Exército iraniano, afirmou nesta sexta-feira (4) que o Irã pretende “surpreender o inimigo” em breve, ao comentar a atuação do Comando Conjunto de Defesa Aérea Khatam al-Anbiya, estrutura das Forças Armadas iranianas que coordena elementos do Exército e da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC, na sigla em inglês).
Segundo Jafari, o comando tem “responsabilidade plena” pelas operações de defesa aérea e pela proteção do espaço aéreo iraniano, em coordenação com todos os componentes das Forças Armadas. “Exército, Guarda Revolucionária, Basij e todos os integrantes das Forças Armadas participam dessa missão”, declarou, segundo publicação de um canal ligado à IRGC.
Em outra declaração nesta sexta-feira, o comandante da Força de Defesa Aérea do Exército iraniano e do Comando Conjunto Khatam al-Anbiya, brigadeiro-general Alireza Elhami, afirmou que os sistemas de defesa aérea do país foram desenvolvidos com tecnologia doméstica e sem dependência de fornecedores estrangeiros.
Elhami disse que esses sistemas foram empregados em combate e alegou que destruíram aeronaves inimigas. “As Forças Armadas da República Islâmica do Irã mostraram ao mundo que aeronaves avançadas e tecnologicamente sofisticadas do inimigo podem entrar no campo de batalha, mas essa tecnologia não garante seu retorno nem lhes proporciona imunidade”, afirmou, reforçando o discurso de Teerã de que o país vem ampliando suas capacidades de defesa aérea e reduzindo a dependência de equipamentos militares estrangeiros.
