Israel intercepta míssil do Iêmen e houthis reivindicam primeiro ataque na guerra

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O exército de Israel informou que interceptou um míssil lançado do Iêmen em direção ao seu território na madrugada deste sábado, 28.

Os rebeldes houthis, grupo político e militar que surgiu no norte do Iêmen na década de 1990, e alinhados ao Irã, reivindicaram a responsabilidade pelo ataque, o primeiro do grupo desde o início do conflito no Oriente Médio.

O porta-voz militar dos houthis, Yahya Saree, confirmou a operação em comunicado pela emissora Al-Masirah. A participação do grupo gera questionamentos sobre a segurança do transporte marítimo no Mar Vermelho.

Sirenes soaram em Beer Sheba e em áreas próximas ao centro de pesquisa nuclear de Israel durante a madrugada. Houve registros de explosões em Tel Aviv, e o corpo de bombeiros relatou atendimento em 11 pontos de impacto na zona metropolitana.

Antes do ataque deste sábado, houve registro de avanço nas negociações, com a concordância de Teerã em permitir a passagem de ajuda humanitária e de produtos agrícolas pelo estreito.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.