José Luiz Datena vai para a TV Brasil; relembre programas e emissoras por onde ele passou
José Luiz Datena confirmou nesta quarta-feira, 21, sua saída da RedeTV!, onde comandava o Brasil do Povo desde maio de 2025. O anúncio foi feito durante uma conversa ao vivo com Sônia Abrão.
“Eu estou indo para um novo desafio. Confesso que estou cansado de fazer o programa da tarde. Não é brincadeira”, afirmou. Procurada, a emissora informou que Datena “encerrou sua passagem pela casa, mantendo as portas abertas para futuros projetos”.
O jornalista acertou contrato com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para comandar um programa de entrevistas na TV Brasil, com estreia prevista para fevereiro. A atração também terá desdobramentos na Rádio Nacional. O primeiro convidado deve ser o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Do rádio no interior à televisão
Natural de Ribeirão Preto (SP), Datena iniciou a carreira ainda jovem no rádio, como locutor e repórter esportivo em emissoras locais. No início da década de 1980, migrou para a televisão, ampliando sua atuação para reportagens gerais, além do esporte.
Em 1987, ganhou projeção nacional ao receber o Prêmio Vladimir Herzog pela reportagem Heróis da resistência, injustiça e perigo: menores trabalhando, exibida pela EPTV Ribeirão, afiliada da TV Globo.
Band, Globo e o jornalismo esportivo
No início dos anos 1990, Datena estreou na TV Bandeirantes, integrando grandes coberturas esportivas ao lado do narrador Luciano do Valle. A passagem consolidou seu nome no jornalismo esportivo e abriu caminho para novos formatos.
A mudança decisiva ocorreu em 1996, quando Datena passou a comandar, pela primeira vez, um programa policial, o Cidade Alerta, na Record. Ele esteve à frente da atração em diferentes momentos, entre o fim dos anos 1990 e o início dos 2000, tornando-se um dos rostos mais conhecidos do gênero.
A partir de 2003, Datena retornou à Band, onde assumiu o Brasil Urgente. Paralelamente, apresentou No Coração do Brasil, projeto em que percorreu diversas regiões do País para mostrar paisagens, costumes e histórias locais. Esse período marcou uma das fases mais longas e estáveis de sua carreira.
Passagem relâmpago pela Record
Em junho de 2011, Datena assinou contrato de cinco anos com a Record para uma nova fase do Cidade Alerta. A experiência, porém, durou pouco. Apenas 43 dias após a estreia, em 29 de julho, despediu-se no ar com a frase: “Muito obrigado e até um dia!”
Pouco depois, voltou à Band. Em 8 de agosto, reassumiu o Brasil Urgente e também o programa matinal da Rádio Bandeirantes. Ele permaneceu no comando da atração policial até abril de 2018, quando anunciou a saída após 15 anos, sendo substituído pelo filho Joel Datena.
Ao longo da trajetória, Datena também transitou pelo entretenimento. Em 2012, estreou o game show Quem Fica em Pé?. Em 2018, passou a apresentar o dominical Agora É com Datena, afastando-se temporariamente do Brasil Urgente. Com o fim do projeto, retornou ao jornalismo policial.
Eleições, despedida da Band e SBT
Em 2024, Datena se licenciou do Brasil Urgente para disputar a Prefeitura de São Paulo. Após o período eleitoral, não voltou ao programa, que passou a ser comandado definitivamente por Joel Datena.
Mesmo com propostas da Band para novos formatos, optou por negociar com o SBT. Em novembro de 2024, encerrou um ciclo de 13 anos consecutivos na Rede Bandeirantes e, no mês seguinte, assinou contrato para apresentar o Tá na Hora. A contratação era um desejo antigo de Silvio Santos.
A passagem pelo SBT, no entanto, foi breve. Em maio de 2025, o contrato foi rescindido após o apresentador anunciar publicamente sua saída, em meio a mudanças no formato da atração.
Retorno à RedeTV!
Em 6 de maio de 2025, Datena voltou à RedeTV!, onde permaneceu por oito meses à frente do Brasil do Povo. A passagem marca um período de transição na carreira antes do acerto com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que inaugura sua primeira experiência na televisão pública.

