Luciano Juba se destaca por versatilidade e jogo ofensivo; convocação foi ‘prevista’ por Ceni

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sem unanimidade na lateral-esquerda, Carlo Ancelotti chamou Luciano Juba pela primeira vez para a seleção brasileira. O jogador do Bahia tem se destacado sob comando de Rogério Ceni e terá oportunidade com a equipe nacional nos amistosos contra Senegal e Tunísia.

Aos 26 anos, Juba tem em 2025 uma boa sequência que já iniciou na temporada anterior. Ainda que tenha se profissionalizado no Sport como lateral, ele se tornou um ponta no time pernambucano. Em 2022, na sua terceira temporada, o jogador fez 10 gols e deu nove assistências.

Foi assim que Juba chegou ao Bahia, em 2023, e terminou o ano com 21 gols marcados e 20 assistências – 41 participações em gols em 67 partidas disputadas. Na mesma temporada, Rogério Ceni assumiu o clube baiano.

Sem opções para a posição, Ceni retomou Juba na sua antiga posição. No jogo do treinador, Luciano Juba aparece quase como um ala, tanto atacando o espaço, quanto construindo por dentro ao lado dos meias.

Mesmo mais recuado, o lateral mantém números bons ofensivamente. São seis gols e oito assistências na atual temporada, em 56 partidas. O bom desempenho fez com que Rogério Ceni já “previsse” a convocação do jogador.

“Juba é um menino fantástico. Tem talento, passe, construção. Talvez seja o cara que mais cresceu desde a nossa chegada. Alguns jogadores se adaptaram a funções”, elogiou o treinador, após vitória sobre o Fluminense, pela Copa do Brasil, em agosto.

“O Jean Lucas joga sempre uma casa acima do que jogava, por exemplo, no Santos. E o Juba tem feito essa função (de lateral-esquerdo), com liberdade para dentro, ora fazendo ultrapassagem, ora atacando espaços. Tenho um feeling que teremos um segundo jogador convocado”, disse Ceni, fazendo também referência ao chamado de João Lucas naquela convocação.

Carlo Ancelotti também chamou Alex Sandro e Caio Henrique para a lateral-esquerda. O italiano já testou também Carlos Augusto e Douglas Santos na posição.

“Um perfil técnico muito importante. Ontem (domingo) fez uma assistência muito boa para o gol do Bahia (contra o Red Bull Bragantino). Um jogador que pode jogar também por dentro. Acredito que pela evolução dele, ele merece que a gente faça uma avaliação dele”, disse Ancelotti sobre Juba.

O lateral comemorou a convocação. “Desde criança, abri mão de muita coisa para me profissionalizar no futebol. Por mais que estivesse distante, nunca desisti de lutar pelos meus objetivos e sonhar cada vez mais alto. Hoje posso dizer que realizo meu sonho de criança”, escreveu em post no Instagram. O Brasil enfrenta Senegal, em Londres, dia 15, às 13h (de Brasília), e Tunísia, em Lille, dia 18, às 16h30.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.