Matias Barbosa, vizinha de Juiz de Fora, está completamente coberta pela água
Vídeos aéreos feitos por drone mostram o município de Matias Barbosa, na Zona da Mata de Minas Gerais, quase que completamente debaixo d’água após as fortes chuvas que atingiram a região na segunda-feira, 23. A cidade é vizinha de Juiz de Fora, onde ao menos 16 pessoas morreram em decorrência do temporal.
Nas imagens, compartilhadas pela Prefeitura de Matias Barbosa no Instagram, é possível ver ruas completamente tomadas pela água. Em alguns pontos, o nível chegou na altura de portas e janelas de imóveis e deixou carros submersos.
A gestão municipal decretou estado de calamidade pública nesta terça-feira, 24, devido às enchentes registradas em diferentes áreas da cidade. “A medida tem como objetivo viabilizar o acesso a recursos do governo federal, agilizar ações emergenciais e garantir o atendimento às famílias afetadas”, informou a prefeitura. Até o momento, não há registros de feridos ou desaparecidos.
As aulas foram suspensas nesta terça-feira em todas as instituições da rede municipal de ensino, já que ainda há transtornos no trânsito, pontos de alagamento e risco de deslizamentos. Segundo a Prefeitura de Matias Barbosa, parte dos profissionais que atuam em creches e escolas mora em Juiz de Fora, o que também impede o deslocamento até os locais de trabalho.
O transporte escolar intermunicipal, responsável por levar estudantes a Juiz de Fora, também foi suspenso. “A orientação é para que a população evite deslocamentos desnecessários neste momento”, informou a administração municipal.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também não abriram nesta terça-feira. Os atendimentos de urgência foram concentrados na Policlínicas Municipal. Duas escolas foram adaptadas para receber desalojados e doações.
Juiz de Fora e Ubá
A região da Zona da Mata foi atingida por uma chuva história entre a tarde de segunda-feira e a madrugada de terça-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, 16 pessoas morreram em Juiz de Fora e sete em Ubá.
A corporação informou ainda que há 43 desaparecidos em Juiz de Fora e quatro em Ubá. Outras 13 vítimas foram resgatadas em Juiz de Fora durante a madrugada. Ao todo, foram registradas 331 ocorrências relacionadas às chuvas.
De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, até segunda-feira já havia chovido mais que o dobro do volume esperado para todo o mês, tornando este o fevereiro mais chuvoso da história do município.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, de grande perigo, para acumulado de chuva na região da Zona da Mata, válido até as 23h59 de sexta-feira, 27. Segundo o órgão, há risco de precipitação superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia.

