Membros dos Três Poderes visitam túnel europeu em busca de referências para Santos-Guarujá
Representantes dos Três Poderes e da iniciativa privada participaram nesta semana de uma missão internacional organizada pelas frentes parlamentares de Portos e Aeroportos (FPPA) e da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS). A comitiva brasileira, composta por 45 integrantes, visitou o canteiro de obras do Túnel Fehmarnbelt, estrutura submersa de 18 quilômetros que ligará Alemanha e Dinamarca e é considerada a maior do tipo no mundo.
A visita teve como objetivo conhecer modelos de engenharia, processos construtivos e protocolos de sustentabilidade aplicados na Europa que servirão de referência para o projeto do túnel submerso entre Santos e Guarujá, no litoral paulista. A obra brasileira terá 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros sob o mar. O leilão de concessão está previsto para 1º de agosto. A maior parte do projeto é financiada por parceria entre os governos federal e o de São Paulo.
Durante a missão, foram realizadas reuniões com autoridades locais, como o secretário de Estado da cidade de Hamburgo, Jan Pörksen, que discutiu temas como a integração entre porto e cidade e os impactos das grandes infraestruturas na mobilidade urbana. O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente das duas frentes parlamentares que lideraram a viagem, convidou Pörksen a visitar o Porto de Santos nos próximos meses.
Além da Alemanha, a agenda incluiu compromissos na Suécia e na Dinamarca. Entre os destaques estiveram a visita à ponte de Øresund, que conecta os dois países, e à ilha artificial de Peberholm, construída com material dragado para a obra. A delegação também se reuniu com representantes da operadora portuária Maersk e participou de debates no parlamento dinamarquês sobre infraestrutura e logística.
Entre os membros da comitiva estavam parlamentares federais e representantes de tribunais superiores como o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Walton Alencar, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Douglas Alencar e o desembargador do Tribunal Regional da 2ª Região Celso Peel. Do Poder Executivo, o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), e representantes do governo federal, como o coordenador-geral da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos, Carlos Magno.
O grupo de trabalho criado no Congresso para acompanhar a ligação seca entre Santos e Guarujá já promoveu outras missões técnicas no Brasil. A expectativa é de que o intercâmbio contribua para a adoção de soluções mais eficientes e sustentáveis no projeto nacional, que ainda está em fase de estruturação.
Com a inclusão do túnel no Novo PAC e a parceria com o governo de São Paulo, o projeto avançou após décadas travado. A travessia substitui o atual sistema de balsas e catraias, que atende diariamente mais de 21 mil veículos, além de milhares de pedestres e ciclistas. A conclusão da obra está prevista para 2030.