‘No fim do dia, decisão é de Trump’, diz Scott Bessent, sobre Powell

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que, por mais que tenha opinado sobre a possível demissão do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “no fim do dia, a decisão é de Trump”. O comentário, que aconteceu durante entrevista na CNBC nesta segunda-feira, 21, segue a publicação de uma reportagem do The Wall Street Journal sobre o assunto envolvendo o secretário.

“Trump solicita ampla gama de opiniões antes de tomar uma decisão. Não tenho certeza de quem foi o ‘vazador’ para a matéria sobre mim e Trump-Powell”, disse. Ao ser questionado sobre a reação do mercado com uma possível demissão, o secretário recusou lidar com “questões hipotéticas” e lembrou que o mandato de Powell terminará em maio de 2026.

Bessent, que informou que estará na noite desta segunda-feira na sede do BC americano, defendeu que é preciso questionar se a instituição está tendo sucesso “em sua missão”. “Se os números da inflação estão baixos, então deveríamos cortar as taxas de juros. Uma redução nas taxas desbloquearia o mercado hipotecário”, mencionou.

Ele ainda disse que os Estados Unidos estão “à beira de maior produtividade com desenvolvimentos da inteligência artificial (IA)”.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.