Nossos aliados da Otan devem se tornar mais fortes, diz secretário de Estado dos EUA

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse nesta quarta-feira (28) que os parceiros dos Estados Unidos na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) precisam se fortalecer, criticando a lentidão dos países europeus do bloco militar em aumentarem seus gastos militares. “Eles precisam ter iniciativa”, disse Rubio ao cobrar que os outros países da Otan elevem seus gastos em defesa até 5% do PIB conforme estabelecido. “A Otan será mais forte se nossos aliados se fortalecerem”.

Quando questionado por senadores, durante audiência no Congresso americano, sobre um afastamento dos EUA de seus aliados históricos na Otan, Rubio disse que as obrigações do bloco militar precisam ser “repensadas”, sugerindo que as garantias da aliança teriam pouca relevância sem o apoio norte-americano.

Sobre a Groenlândia, Rubio disse que reuniões técnicas estão acontecendo nesta quarta e que a relação dos EUA com os países europeus está numa “boa posição” no momento. “Acredito que esses processos darão bons resultados para todos os envolvidos”, disse o secretário.

Em relação ao Irã, Rubio afirmou que o regime dos aiatolás está “mais fraco do que nunca” e afirmou que milhares de pessoas morreram durante os protestos no país. Segundo ele, a economia do país persa está em colapso, o que irá dificultar a sustentação do governo atual. “Eles Irã gastaram seus recursos comprando armas e financiando grupos terroristas ao invés de investirem em sua própria sociedade”, disse Rubio.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.