Novorizontino busca empate no fim com América-MG, mas perde chance de voltar ao G-4 da Série B
O Novorizontino teve tudo para voltar ao grupo de acesso e depender só de si faltando três jogos para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro. Na Arena Independência, o time paulista saiu na frente, levou a virada, mas se manteve vivo ao buscar o empate nos acréscimos por 2 a 2 contra o América-MG nesta segunda-feira, pela 35ª rodada. O empate teve um gosto amargo ainda mais para os mineiros, que perderam a chance de sacramentar a permanência na segunda divisão de 2026.
Usando sua principal jogada, a bola aérea, saiu na frente do marcador com gol do zagueiro César Martins, de cabeça. Antes da ida para o intervalo, cedeu a igualdade no placar quando em chute despretensioso de Willian Bigode, rasteiro, fez Airton falhar bisonhamente. Chegou a levar a virada com Miguelito, mas novamente a defesa salvou quando Dantas, nos acréscimos, testou para manter o sonho do acesso vivo.
A rodada tinha sido perfeita para o Novorizontino, com empates de concorrentes diretos e poderia novamente figurar entre os quatro primeiros. Com o resultado, o time segue em quinto lugar, com 56 pontos, empatado com o Athletico-PR, porém com duas vitórias a menos (16 a 14).
O empate também não foi bom para o América-MG, que poderia sacramentar sua permanência na Série B de 2026, chegando a 42 pontos, em 14º lugar, a cinco pontos do Athletic, primeiro time na zona de rebaixamento.
O América-MG tentou se impor nos primeiros minutos, porém deixava espaço para o Novorizontino explorar. Waguininho deu belo passe para Rômulo, que parou em grande defesa de Gustavo. Na sequência, usando sua principal arma, o time paulista abriu o placar. Rômulo cruzou e César Martins desviou de cabeça para marcar, aos 28 minutos.
O time da casa buscou reagir rápido e Airton fez grande defesa ao evitar o que seria um gol contra de Dantas. No contragolpe, desta vez Robson parou em defesa de Gustavo. Quando a vitória parcial paulista parecia encaminhada, Willian Bigode arriscou de longe, rasteiro e Airton aceitou, falhando bizonhamente, no último lance, aos 49.
A volta do intervalo manteve a mesma postura das equipes. O América tinha mais volume no campo ofensivo, tanto que Miguelito por pouco não virou o marcador, carimbando a trave adversária. O Novorizontino era mais cauteloso ao explorar os contra-ataques, pecando nas conclusões no último terço do gramado.
Depois dos 30 minutos, o panorama mudou. O time paulista subiu suas linhas e passou a ter mais a posse de bola, porém os mineiros começaram a aproveitar os contra ataques e Thauan desperdiçou grande chance. Até que Rafa Silva fez bela jogada individual e serviu Miguelito para virar o marcador, aos 39. Mas nos acréscimos, aos 46, novamente pelo alto, Dantas testou firme e decretou a igualdade em Belo Horizonte, em um empate ruim para ambos na Série B.
O Novorizontino agora tem um confronto direto diante do Remo, no sábado, às 16h, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP). Já o América-MG encerra novamente a rodada, a 36ª, quando visita a Chapecoense, na segunda-feira (dia 10), às 19h, na Arena Condá, em Chapecó (SC).
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 2 X 2 NOVORIZONTINO
AMÉRICA-MG – Gustavo; Júlio César, Emerson, Lucão e Paulinho; Felipe Amaral (Aloísio) (Rafa Barcelos), Miquéias (Josefer), Titi Ortíz (Thauan) e Yago Souza; Miguelito e Willian Bigode (Rafa Silva). Técnico: Alberto Valentim.
NOVORIZONTINO – Airton; Rodrigo Soares, César Martins, Dantas e Mayk; Luís Oyama, Fábio Matheus (Oscar Ruíz), Tavinho (Matheus Frizzo) e Rômulo (Willian Farias); Waguininho (Bruno José) e Robson (Lucca). Técnico: Enderson Moreira.
GOLS – César Martins, aos 28, Willian Bigode, aos 49 minutos do primeiro tempo. Miguelito, aos 39, Dantas, aos 46 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Wagner do Nascimento Magalhães (RJ).
CARTÕES AMARELOS – Emerson, Josefer, Dantas e Waguinho.
RENDA – R$ 30.061,00.
PÚBLICO – 2.153 torcedores.
LOCAL – Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).

  