Palmeiras pode ter 7 desfalques e Abel se queixa: ‘Isso não existe em lugar nenhum’
Abel Ferreira comemorou a vitória sobre o Santos que deixou o Palmeiras isolado na liderança do Brasileirão, mas usou também seu tempo na coletiva para pedir que seja feita uma reflexão no futebol brasileiro a respeito das convocações dos atletas para as suas seleções em momentos importantes da temporada.
Ele se chateou com a possibilidade iminente de perder grande parte de seus titulares para novo clássico com o Santos, marcado para o dia 15, desta vez na Vila Belmiro. O português já sabe que não terá seus dois atacantes titulares, já que Vitor Roque e Flaco López foram convocados para as seleções brasileira e argentina, respectivamente.
“Eu entendo, mas não me parece justo nesta altura. Estamos disputando títulos e estamos perdendo jogadores para as seleções fazer amistosos. Há muita coisa a fazer, a mudar e há decisões difíceis que têm ser feitas porque isso não pode acontecer, não existe em lugar nenhum do mundo”, queixou-se o treinador. “Será que temos que ajustar o calendário para ser igual ao calendário europeu? Não sei, mas não é justo.”
É provável que o Palmeiras enfrente o Santos sem sete atletas. Além de Roque e Flaco, devem desfalcar a equipe Piquerez, Emiliano Martínez e Facundo Torres (Uruguai), Gustavo Gómez e Sosa (Paraguai). Será a repetição do que ocorreu contra o Juventude há um mês, quando o time jogou esfacelado. Ainda assim, fez 4 a 1 no rival gaúcho.
“Temos que jogar com aquilo que está passando, mas sinceramente deveria ser algo de uma reflexão profunda e às vezes é até vergonhoso quando perguntam o que está acontecendo e estamos perdendo jogadores para seleções numa reta final importantíssima. Algo está mal. Que não está bem não está. Isso não existe em lado nenhum”, reclamou.
Não existe, garantiu Abel, a possibilidade de o clube pedir a liberação de algum de seus atletas. “O Palmeiras não faz isso. O Palmeiras respeita muito o que é a seleção nacional, de todos os países. Que autoridade tenho eu ou o Palmeiras para pedir os selecionados para não convocar?”
Ele considerou justo o triunfo por 2 a 0 sobre o Santos que levou o Palmeiras aos 68 pontos, três a mais que o vice-líder Flamengo. “Vitória merecida pelo que foi o jogo.”
Antes de reencontrar o Santos, o Palmeiras visita o Mirassol no interior paulista no domingo, às 20h30, com o pensamento de ampliar ainda mais a gordura na ponta.
“Já tenho idade e experiência pra perceber que a temporada é longa. Vamos sofrer, ter momentos de euforia, de desânimo e frustração, mas a melhor característica que temos é resiliência”, destacou o técnico.

