Principais bolsas da Europa caem após ganhos recentes com otimismo sobre tarifas
Por Sergio Caldas*
São Paulo, 14/05/2025 – As principais bolsas europeias operam em baixa na manhã desta quarta-feira, depois de acumularem ganhos recentes em meio ao otimismo gerado pelos acordos comerciais dos EUA com a China e o Reino Unido, enquanto investidores avaliam balanços corporativos da região.
Por volta das 6h45 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,27%, a 543,70 pontos, interrompendo uma sequência de quatro pregões positivos.
Desde a semana passada, o apetite por risco na Europa vinha sendo sustentado por pactos tarifários dos EUA com o Reino Unido e com a China.
Da temporada de balanços, destaque negativo para a Telefónica, que sofreu um prejuízo bilionário no primeiro trimestre e teve queda na receita. No horário acima, a ação da companhia de telecomunicações espanhola recuava 0,50% em Madri.
Por outro lado, a gigante britânica de artigos de luxo Burberry agradou com um plano de reestruturação que prevê a eliminação de 1.700 empregos, e sua ação saltava quase 13% em Londres.
No noticiário macroeconômico, foi confirmado mais cedo que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da Alemanha desacelerou levemente entre março e abril, de 2,2% a 2,1%.
Às 6h59 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,06%, a de Paris recuava 0,62% e a de Frankfurt cedia 0,49%. Já mercados europeus menores ainda mantinham leve tom positivo, com ganhos de 0,07% em Milão, 0,14% em Madri e 0,10% em Lisboa.
Contato: sergio.caldas@estadao.com
*Com informações da Dow Jones Newswires