Quem é José Balcázar eleito novo presidente do Peru após ‘impeachment express’ de antecessor

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O parlamentar José María Balcázar, do partido de esquerda Peru Livre, foi eleito pelo Congresso do Peru como novo presidente interino do país, na noite de quarta-feira, 18.

Ele assume o cargo após José Jeri, que ocupava a presidência de forma interina desde outubro do ano passado, ter sido destituído pelo Congresso na terça-feira, 17, por “má conduta no exercício de suas funções e falta de idoneidade”.

Balcázar tem 83 anos e é natural de Cajamarca, a quase 900 quilômetros de Lima. Ele se tornou o presidente mais velho a assumir o cargo no Peru, superando Pedro Pablo Kuczynski, que esteve à frente do país entre 2016 e 2018.

O parlamentar é formado em Direito pela Universidade Nacional de Trujillo e doutor em Direito e Ciências Políticas pela Universidade Nacional Pedro Ruiz Gallo. Em sua carreira como jurista, ele chegou a ser membro provisório da Suprema Corte do Peru.

A entrada de Balcázar na política ocorreu em 2021, quando venceu as eleições parlamentares pelo Peru Livre. Em 2022, ele trocou de legenda e foi para o Peru Bicentenário, mas retornou ao Peru Livre em 2024.

Antes de ingressar oficialmente na vida política, Balcázar se envolveu em polêmicas. Ele foi expulso da Ordem dos Advogados de Lambayeque (ICAL, na sigla em espanhol) após um processo disciplinar que investigou infrações éticas, civis e criminais relacionadas à administração dos recursos financeiros da entidade durante seu mandato como reitor. O parlamentar nega as acusações.

Antes da divulgação do resultado da eleição, a ICAL publicou uma nota contrária à candidatura de Balcázar. “Em uma sociedade que exige convivência dentro do marco dos valores, princípios e integridade, rejeitamos de maneira categórica a possibilidade, ainda que de forma interina, de eleger entre 130 pessoas aquela que fez e continua fazendo, com sua má conduta, um grave prejuízo à sua própria categoria profissional”, afirmou a entidade.

Em meio a uma instabilidade política crescente, Balcázar se torna o oitavo presidente do Peru em dez anos.

Ele concorreu com outros três congressistas: María del Carmen Alva, ex-presidente do Parlamento e porta-voz do partido de centro-direita Ação Popular; Edgard Reymundo, socialista do partido Bloque Democrático Popular, com longa trajetória política; e Héctor Acuña, representante do partido Honra e Democracia, envolvido em denúncias de corrupção.

Balcázar deve permanecer à frente do governo peruano por cerca de cinco meses, caso conclua o período previsto, já que a próxima eleição geral está marcada para 12 de abril, e o vencedor tomará posse em 28 de julho.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.