Quem foi Constantino Júnior, fundador da Gol e pioneiro da aviação de baixo custo no Brasil

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Constantino de Oliveira Júnior, fundador e presidente do Conselho de Administração da Gol, morreu na manhã deste sábado, aos 57 anos, em decorrência de um câncer. Ele estava internado na capital São Paulo. O empresário mineiro foi um dos responsáveis por popularizar a aviação no Brasil ao apostar no modelo de baixo custo, introduzindo o conceito de “custo baixo, tarifa baixa” no País.

“Neste dia de enorme tristeza, a companhia se solidariza com os familiares e amigos, expressando seus sentimentos e reconhecendo seu legado”, disse a Gol Linhas Aéreas Inteligentes, em nota. Constantino Júnior e a família constituíram a companhia aérea há 25 anos. “Os princípios estabelecidos por seu fundador fizeram a companhia crescer e hoje fazer parte de um grupo internacional”, acrescenta a empresa.

Na manhã deste sábado, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lamentou a morte de Constantino Júnior em publicação no X. “É com muita tristeza que recebo a notícia da morte de Constantino Júnior. Sua trajetória à frente da Gol teve um papel decisivo no fortalecimento da aviação brasileira, ampliando conexões, oportunidades e o desenvolvimento do setor no País. Deixa um legado importante e duradouro. Meus sentimentos à família, amigos e colegas.”

Nascido em Patrocínio (MG) e filho de Nenê Constantino, empresário do setor de transportes, Constantino Júnior cursou Administração de Empresas na Universidade do Distrito Federal e participou do Programa Executivo de Gestão Corporativa da Association for Overseas Technical Scholarships em Yokohama, no Japão. Antes de fundar a Gol, ocupou o cargo de diretor na Comporte Participações, empresa que controla diversas companhias de transporte terrestre de passageiros, de 1994 a 2000.

Em 2001, o executivo apaixonado por aviação assumiu o cargo de diretor-presidente (CEO) da companhia aérea e, em 2004, tornou-se membro do conselho de administração, acumulando ambas as funções até 2012. Ainda em 2004, Constantino estreou as ações da Gol nas Bolsas de Valores de São Paulo e de Nova York. Em 2012, ele assumiu como presidente do Conselho de Administração, cargo que ocupava até o momento.

Ele também era membro do Conselho de Administração e um dos fundadores do Grupo ABRA, onde atuava como presidente do Conselho de Administração.

A Gol lembra que Constantino Júnior foi escolhido como “Executivo de Valor” em 2002 e 2001 pelo jornal Valor Econômico, e como “Executivo Líder” no setor de logística em 2003 pelo jornal Gazeta Mercantil, além de ter sido nomeado “Executivo Ilustre” na categoria Transporte Aéreo na premiação GALA (Galería Aeronáutica Latinoamericana), patrocinada pela IATA, em 2008.

Ele também era apaixonado por automobilismo e foi piloto na Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, chegando a ser vice-campeão na categoria em 2008, e campeão em 2011.

Contato: bruna.camargo@estadao.com

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.