Região Sul tem previsão de tempestades e chuva de granizo nesta sexta-feira; alerta severo

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Áreas da metade leste da região Sul do Brasil têm previsão para tempestades e chuva de granizo nesta sexta-feira, 28, de acordo com o Climatempo. O avanço de uma frente fria no oceano causa instabilidades que podem gerar chuvas fortes, rajadas de ventos intensas e raios, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo o instituto, apesar da possibilidade de fenômenos severos, as projeções indicam acumulados de chuva não muito altos. Com isso, transtornos como alagamentos devem ser pontuais.

No sábado, 29, a previsão é de que o sol predomine na maior parte da região. No entanto, no domingo, 30, o risco de temporais retorna. Haverá aumento das áreas de instabilidade devido a formação de um sistema de baixa pressão sobre a Argentina, com potencial para condições severas no Rio Grande Sul, Santa Catarina e em parte do Paraná.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta via celular, usado em casos de desastres severos e extremos, na tarde desta sexta. As áreas que receberam o alerta são Dom Feliciano, Chuvisca, Cerro Grande do Sul e Camaquã. Esta foi a segunda vez que a ferramenta foi usada no Estado.

No alerta, a população foi orientada a se abrigar longe de árvores, placas e postes de energia. O alerta utiliza a rede de telefonia celular, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso.

Em Porto Alegre, a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) realizou uma reunião extraordinária para alinhar ações preventivas diante do aviso amarelo emitido pela Defesa Civil municipal. A medida foi tomada após a análise das condições meteorológicas que indicam potencial para queda de granizo entre o fim da manhã e a tarde desta sexta.

Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) e a Catavento Meteorologia e Meio Ambiente, o forte aquecimento previsto – com temperatura máxima de 34°C – aliado à alta umidade deve favorecer a formação de áreas de instabilidade. Esse tipo de ambiente é propício para gerar granizo isolado, além de pancadas rápidas de chuva, com acumulados próximos de 10 mm, descargas elétricas e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu alertas para diversas regiões do Estado nesta sexta-feira pelo risco de chuvas fortes, rajadas de vento e granizo.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.