Remo tem noite histórica contra o Vitória em volta ao Brasileirão após 32 anos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A noite do Remo nesta quarta-feira, apesar de fora de casa, será histórica. Depois de 32 anos, o time azulino retornará oficialmente à elite do Campeonato Brasileiro. O primeiro desafio será o Vitória, no Barradão, em Salvador (BA), a partir das 19h. O time baiano pode ser considerado um adversário direto na luta pela permanência.

A última vez que o Remo disputou a Série A foi em 1994, quando teve cinco pontos em dez jogos, em quinto do Grupo C, que tinha Guarani, Santos, Vasco, Bahia e Cruzeiro. Esta será sua 17ª participação no campeonato, que volta a ter um representante da Região Norte após 21 anos – o último foi o Paysandu, em 2005. O feito foi alcançado ao terminar a Série B em quarto lugar com 62 pontos, subindo com Coritiba, Athletico-PR e Chapecoense.

Um dos principais desafios do Remo em 2026 será a logística, já que está bem isolado geograficamente. Para se ter uma ideia, a viagem para Salvador, de cerca de 2 mil quilômetros, será a mais ‘curta’ do time na temporada.

Pouco antes da estreia, o time teve a saída do executivo de futebol Marcos Braz e acertou com Luís Vagner Vivian, que estava no Grêmio até dezembro. Comandado pelo técnico colombiano Juan Carlos Osório, ex-seleção do México, o Remo buscou reforços para todos os setores e a lista conta com nomes conhecidos como Alef Manga, Yago Pikachu, Patrick, Zé Welison e Patrick de Paula.

O Remo estreou no Campeonato Paraense no último fim de semana com vitória sobre o Bragantino por 2 a 1 e, antes, levou o título da Supercopa Grão-Pará ao fazer 2 a 1 no Águia de Marabá.

Ao falar sobre a escalação, Osório admitiu certa repetição. “Vamos comparar os dois jogos que fizemos e decidir a escalação. Prefiro não chamar de titulares ou reservas, mas vai haver jogadores que jogarão mais, porque são mais confiáveis, mais importantes”, revelou.

O Vitória começou a temporada de forma modesta e, em cinco jogos, acumula uma vitória, três empates e uma derrota. O único revés foi no último domingo, no clássico com o Bahia, por 1 a 0, o que aumentou a pressão por uma boa estreia no time comandado pelo técnico Jair Ventura. Em 2025, o Vitória brigou para não cair e terminou na 15ª colocação, com 45 pontos, dois a mais do que o Ceará, que caiu junto com Fortaleza, Juventude e Sport.

Ativo no mercado, o Vitória acertou com nove reforços. Destaques para o lateral-direito Nathan Mendes e o zagueiro Luan Cândido, ambos do Red Bull Bragantino, o meia Emmanuel Martínez, ex-Fortaleza, e o experiente atacante Marinho.

Ventura pediu um campeonato de regularidade e projetou a estreia. “Nossa experiência nos ajuda e precisamos fazer um campeonato diferente de 2025, com mais regularidade. O Remo chega mais descansado, mas nós fizemos um planejamento para ter um time mais entrosado”, destacou.

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA X REMO

VITÓRIA – Gabriel; Mateus Silva, Riccieli, Camutanga, Zé Marcos e Ramon; Caíque, Baralhas e Cantalapiedra; Erick e Renato Kayzer. Técnico: Jair Ventura.

REMO – Marcelo Rangel; Marcelinho, Kayky, Léo Andrade e Jorge; Zé Ricardo, Patrick de Paula e Panagiotis; Yago Pikachu, Alef Manga e Eduardo Melo. Técnico: Juan Carlos Osório.

ÁRBITRO – Ramon Abatti Abel (SC).

HORÁRIO – 19h.

LOCAL – Estádio Barradão, em Salvador (BA).

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.