Representante dos EUA afirma que decisão canadense de importação de EVs chineses é problemática

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, afirmou nesta sexta-feira, 16, que a decisão do Canadá de permitir a entrada de 49.000 veículos elétricos chineses é problemática, e que a razão de existirem tarifas nos Estados Unidos é para proteger empregos e a indústria nacional. Por sua vez, em entrevista à CNBC, ele pontuou que, em longo prazo, a dependência canadense em relação à economia americana deverá seguir.

Os comentários vieram após uma visita do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, ao líder chinês, Xi Jinping, na qual foi anunciado o alívio tarifário aos veículos da China.

Greer foi questionado ainda sobre a possibilidade levantada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar tarifas a países que não reconhecessem a posição norte-americana sobre a Groenlândia.

Ele disse que seguiria trabalhando com o republicano no tema, e que Trump deixou claro que também usaria as tarifas de forma geopolítica. “Presidentes por décadas usaram sanções para objetivos geopolíticos”, afirmou.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.