São Paulo é cidade que mais ouve The Velvet Sundown, banda criada por Inteligência Artificial

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A banda The Velvet Sundown, criada por Inteligência Artificial (IA), cativou o coração dos paulistanos, segundo números do Spotify. Dentre os ouvintes contabilizados pela plataforma de áudio, a cidade de São Paulo ocupa o topo do ranking com mais de 15 mil fãs até então.

Logo abaixo, as cidades australianas de Sydney e Melbourne aparecem na listagem, seguidas de Estocolmo (Suécia) e Londres (Inglaterra).

Em pouco mais de um mês, a banda liberou o lançamento de dois álbuns: Dust and Silence e Floating on Echoes. O projeto acumulou mais de 1,1 milhão de ouvintes mensais, além de 37 mil seguidores. A música Dust on the Wind se destaca como a preferida dos fãs, com mais de 1 milhão de Streams.

Origem da banda The Velvet Sundown

Ganhando visibilidade em playlists do Spotify, o grupo começou a ser citado na mídia em junho, devido a todo o mistério envolvido em seu surgimento e ascensão repentina.

Mas, apesar das suspeitas da presença de IA no projeto, a confirmação oficial veio apenas após a atualização da biografia da banda na plataforma de áudio, que confirmou a utilização de IA no processo criativo do grupo musical.

“Todos os personagens, histórias, músicas, vozes e letras são criações originais geradas com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial empregadas como instrumentos criativos”, diz a bio.

O projeto, contudo, também conta com direção criativa humana para a elaboração das músicas sintéticas em ambos trabalhos já lançados. Não se sabe, ainda, quem está por trás do projeto da banda.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.