São Paulo paga multa de R$ 100 mil ao STJD por cantos homofóbicos contra o Corinthians

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O São Paulo fez um acordo com a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para pagar uma multa de R$ 100 mil em relação à denúncia de cantos homofóbicos por parte da torcida tricolor contra o Corinthians, no clássico realizado em julho, no MorumBis, pela 15ª rodada do Brasileirão. O clube anunciou o acordo nesta quarta-feira.

Nas redes sociais, além de comunicar a formalização da transação disciplinar, o São Paulo também fez uma publicação com o objetivo de conscientizar os torcedores sobre homofobia no futebol.

“O clube reitera seu compromisso com o respeito, a diversidade e a inclusão no esporte, reforçando que manifestações discriminatórias de qualquer natureza não representam os valores da instituição nem de sua imensa torcida”, disse o São Paulo no X.

Na súmula da partida em questão, o árbitro Anderson Daronco (Fifa-RS) não relatou o incidente. No entanto, o Corinthians realizou uma notícia de infração para denunciar as manifestações discriminatórias nas arquibancadas.

Segundo o STJD, torcedores do próprio São Paulo divulgaram vídeos nas redes sociais que mostram cantos com conteúdo ofensivo e discriminatório.

O fato gerou denúncia da Procuradoria ao São Paulo por infração ao artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça desportiva (CBJD), por prática de ato discriminatório. Ainda segundo o STJD, o clube tricolor também foi denunciado por infringir o Regulamento Geral das Competições (RGC), com base no artigo 135, parágrafo 1º, que considera de extrema gravidade infrações discriminatórias.

Em 2023, o Corinthians foi punido pelo STJD e com um mando de campo com portões fechados após cantos homofóbicos por parte da torcida corintiana justamente contra o São Paulo.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.