São Paulo tenta rebaixar o Vitória antes de torcer por Fluminense e Cruzeiro na Copa do Brasil

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O São Paulo precisa de ao menos um empate com o Vitória, em jogo marcado para as 16 horas deste domingo, para confirmar a oitava colocação na última rodada do Brasileirão. Caso a missão seja cumprida no Barradão, em Salvador, o passo seguinte será torcer para que a Copa do Brasil seja vencida por Fluminense ou Cruzeiro – ou que esses dois times façam a final.

Com 51 pontos, os são-paulinos só podem ser ultrapassados pelo sétimo colocado Red Bull Bragantino, detentor de 48. O único cenário para que ocorra a ultrapassagem é de derrota tricolor e vitória da equipe de Bragança Paulista, que levaria vantagem no número de vitórias, hoje empatado em 14 a 14.

A final brasileira na Libertadores, entre Palmeiras e o campeão Flamengo, abriu uma vaga para a fase de grupo torneio continental via Brasileirão para o quinto colocado. Dessa forma, a classificação à fase preliminar passou a ser concedida ao sexto e sétimos colocados. Semifinalistas da Copa do Brasil, o Cruzeiro está garantido no G-5 e o Fluminense no G-7. Por isso, se algum dos dois for campeão, será aberta uma vaga extra ao oitavo colocado.

Há, ainda, a possibilidade de que cruzeirenses e tricolores cariocas se enfrentem na final, o que já garantiria a abertura dessa nova forma de classificação. O Cruzeiro joga as semifinais contra o Corinthians e o Fluminense, contra o Vasco.

Antes de prestar atenção à Copa, o São Paulo encara a última missão de uma jornada desgastante, que chega ao fim com uma equipe repleta de desfalques. A mais nova baixa é o zagueiro Alan Franco, que deixou o gramado durante a vitória por 3 a 0 sobre o Internacional com dores no joelho. O volante Bobadilla, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, também não joga em Salvador.

“O São Paulo é competitivo, mas várias vezes não tivemos elenco, quantidade, é difícil, mas aconteceu”, disse o técnico Hernán Crespo após o triunfo sobre o Inter. “Não sei se digo que estou orgulhoso, não sei se é essa palavra, mas minha volta foi positiva, se não mudarmos a mentalidade, o que devíamos fazer, estaríamos como Inter e Santos, mas hoje está lutando por vaga na Libertadores. Então com todas as dificuldades que enfrentamos, foi muito legal.”

Embora o Vitória tenha sido goleado por 4 a 0 pelo Bragantino na rodada passada, o desafio deste domingo não deve ser dos mais fáceis aos são-paulinos, já que os rubro-negros travam a dura batalha para não cair e entrarão em campo para o tudo ou nada. Está em 17º lugar, a primeira posição dentro do Z4, com 42, um a mais que o Internacional, 18º, e um a menos que Fortaleza e Ceará, donos da 16ª e 15ª posição, respectivamente. O Santos, em 14º, com 44, completa a briga pela permanência.

Frente à situação dramática, o clube baiano vai desembolsar R$ 1 milhão para utilizar o atacante Erick, que está emprestado pelo São Paulo. Conforme determinado pelo contrato, o atleta só pode enfrentar o time ao qual pertence mediante o pagamento dessa multa.

O técnico Jair Ventura não conta com o volante Dudu, ausência por causa de dores na região lombar sentidas na derrota para o Bragantino. O zagueiro Edu, ainda não recuperado de lesão no músculo anterior da coxa direita, continua como desfalque.

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA X SÃO PAULO

VITÓRIA – Thiago Couto; Raúl Cáceres, Camutanga, Neris e Zé Marcos; Ramon, Baralhas, Willian Oliveira; Aitor, Erick e Renato Kayzer. Técnico: Jair Ventura

SÃO PAULO – Rafael, Rafael Tolói, Arboleda e Sabino; Maik, Luiz Gustavo, Alisson, Marcos Antônio e Ferreira; Luciano e Tapia. Técnico: Hernán Crespo.

ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (GO).

HORÁRIO – 16 horas.

LOCAL – Barradão, em Salvador (BA).

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.