Secretário do Tesouro dos EUA diz que nem todos acordos tarifários serão concluídos em 90 dias

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que a conclusão dos acordos tarifários com os principais parceiros comerciais do país pode levar mais tempo do que a pausa de 90 dias instituída pelo governo Trump na semana passada.

“Mas poderemos ter clareza significativa sobre 14 países, excluindo a China, em termos de acordos em princípio”, disse Bessent. Em entrevista nesta terça-feira ao Yahoo Finance, o secretário disse que as negociações com os 14 grandes parceiros estão em ritmo acelerado.

Ao ser questionado sobre alertas de riscos de recessão da economia dos EUA por investidores e economistas, Bessent disse que não vê sinais alarmantes.

“Vários CEOs vieram (à Casa Branca), especialmente, de instituições financeiras e eles estão vendo gastos sólidos no cartão de crédito, crescimento das despesas e consumidores em uma boa forma”, disse Bessent.

Citando a sua “vida anterior” no mercado privado de investimento, o secretário afirmou que uma das estratégias que usava era a de formar um mosaico com dados microeconômicos. “E não vejo nada de danos alarmantes vindo dos dados microeconômicos”, disse.

Bessent repetiu que o governo está focado na “Main Street” – termo associado à economia real, uma vez que Wall Street segue em boa forma.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.