Transpetro lança licitação para aquisição de 18 barcaças e 18 empurradores

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Transpetro lançou nesta segunda-feira, 20, licitação pública para a aquisição de 18 barcaças e 18 empurradores. A encomenda integra a estratégia da companhia de entrar no modal logístico de navegação interior para o transporte de combustíveis nos principais portos da costa brasileira, informou a maior subsidiária da Petrobras.

Das 18 barcaças a serem contratadas, dez terão capacidade de 3 mil toneladas de porte bruto (TPB) e oito, de 2 mil toneladas de TPB.

Segundo a empresa, o novo negócio posicionará a Transpetro como uma das maiores operadoras de barcaças para transporte de derivados de petróleo e biocombustíveis no Brasil nos próximos anos.

“A Transpetro segue o compromisso de oferecer demandas perenes para a indústria naval brasileira. Nossa entrada no modal de navegação interior amplia e robustece a capacidade das nossas operações, com atuação em toda a costa brasileira. Com isso, a Transpetro oferece novas soluções logísticas aos mais de 170 clientes da companhia”, afirmou em nota o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.

Segundo ele, a expectativa é que a licitação mobilize os estaleiros brasileiros em torno dessas novas contratações. O mercado de barcaças no Brasil movimenta, por ano, um volume total de aproximadamente 10 milhões de toneladas de petróleo e derivados.

Lotes

A licitação será dividida em seis lotes. Três deles para contratação das barcaças e outros três para contratação de empurradores. Conforme o edital, as barcaças devem permitir o transporte de um ou mais derivados de petróleo (modelos com e sem segregação), e incorporar tecnologias modernas. As embarcações têm previsão de entrar em operação em 2026. A concorrência permite que um estaleiro vença mais de um lote.

O edital está disponível no portal Petronect, plataforma eletrônica de compras do sistema Petrobras. Os estaleiros interessados terão 45 dias para apresentar suas propostas.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.