Trump classifica fentanil como arma de destruição em massa

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta segunda-feira, 15, que classifica o fentanil como uma arma de destruição em massa. No documento, Trump afirma que o opióide se assemelha mais a uma arma química do que a um narcótico, afirmando que “centenas de milhares de norte-americanos morreram de uma overdose” da droga.

Além disso, a ordem executiva destaca que a droga possui o potencial de ser utilizada como arma para ataques terroristas de larga escala, representando “uma ameaça séria aos EUA”. Trump afirma, ainda, que a fabricação e distribuição do fentanil é realizada por redes criminosas organizadas, que se envolvem em “conflitos armados por territórios”. Essas organizações criminosas, por sua vez, seriam financiadas por terroristas estrangeiros.

Dentre as medidas de combate à ameaça do fentanil presentes no documento estão a investigação do tráfico do opioide, além de “medidas cabíveis” contra ativos e instituições financeiras dos envolvidos com a produção, distribuição e venda da droga.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.