Trump receberá María Corina Machado, líder opositora venezuelana, na quinta-feira

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A líder da oposição venezuelana e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, irá se encontrar com o presidente americano, Donald Trump, na quinta-feira, 15, segundo informado por um alto funcionário americano à AFP.

Em entrevista à Fox News, Corina disse que gostaria de entregar o Prêmio Nobel a Trump por seus esforços para restaurar a democracia na Venezuela. Questionado sobre o gesto, Trump diz que “ouviu dizer que ele queria fazer isso”, o que para ele “seria uma grande honra”.

Por conta de tal declaração, o comitê do Nobel emitiu uma nota afirmando que a premiação é intransferível.

Trump declarou na semana passada que estava “ansioso” para cumprimentar a opositora, que saiu clandestinamente da Venezuela graças à colaboração dos Estados Unidos, para receber seu prêmio em Oslo.

Entretanto, após a operação que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro, o mandatário se recusou a apoiar a opositora. A inteligência dos EUA sugeriu que a líder da oposição da Venezuela teria dificuldades para liderar o governo. Trump foi persuadido por argumentos de funcionários de alto escalão, incluindo o secretário de Estado, Marco Rubio.

Para ele, se os Estados Unidos tentassem apoiar a oposição, isso poderia desestabilizar ainda mais o país e exigir uma presença militar mais robusta. Uma análise confidencial da CIA também refletia essa opinião, de acordo com uma pessoa familiarizada com o documento.

Os comentários de Trump foram um golpe duro e representaram uma ruptura pública dos Estados Unidos com a líder que passou mais de um ano tentando cair nas graças do republicano.

Machado está viajando pela Europa e pelos Estados Unidos após receber o prêmio. Nesta segunda, 12, ela se encontrou de surpresa com o papa Leão XVI. A reunião, que não havia sido incluída anteriormente na lista de compromissos agendados pelo papa, foi posteriormente mencionada pelo Vaticano em seu boletim diário, mas sem detalhes.

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.