Vasco recebe o Mirassol em São Januário para confirmar permanência na elite em 2026

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A 37ª rodada do Campeonato Brasileiro reserva um confronto importante nesta terça-feira, às 19h, em São Januário, quando Vasco e Mirassol jogam com objetivos diferentes. Enquanto o time carioca quer confirmar a permanência na elite, os paulistas sonham com uma vaga direta na Copa Libertadores 2026.

O clima no Rio de Janeiro é de confiança após a goleada histórica por 5 a 1 sobre o Internacional, no sábado, resultado que encerrou uma incômoda sequência de cinco derrotas consecutivas. Com 45 pontos, o Vasco aparece na 11ª colocação e pode garantir matematicamente sua permanência na Série A caso vença. Na última rodada vai sair diante do Atlético-MG.

A distância de quatro pontos para o Internacional, primeiro dentro do Z-4, deixa o torcedor animado para uma noite que pode selar o alívio definitivo e focar apenas nas semifinais da Copa do Brasil, diante do Fluminense.

A vitória sobre o time gaúcho na última rodada ainda reacendeu mais do que esperanças: devolveu competitividade ao time de Fernando Diniz. O Vasco tem 6,27% de chances de alcançar o G-8, posição que o aproxima de uma vaga continental, caso a Copa do Brasil abra mais um espaço na elite sul-americana.

De olho no futuro, Diniz mantém a espinha dorsal que funcionou no último jogo e contará com os retornos de David e Tchê Tchê. Porém, a tendência é repetir a escalação com Thiago Mendes mantido entre os titulares.

Do outro lado, o Mirassol chega ao confronto pressionado por uma rara oscilação. A derrota por 2 a 0 para o Vitória, em Salvador (BA), adiou a chance de confirmar presença direta na fase de grupos da Libertadores.

Ainda assim, com 63 pontos e ocupando o quarto lugar, uma vitória no Rio pode decretar o feito histórico. E daí não vai depender do jogo final, em casa, diante do Flamengo.

O técnico Rafael Guanaes ganhará um reforço essencial no setor defensivo: o zagueiro Jemmes retorna após suspensão e reassume a vaga de Luiz Otávio para formar a dupla com João Victor. A principal dúvida está na lateral-esquerda: Reinaldo, que sofreu um edema, viajou com o elenco, treinou com bola e será reavaliado momentos antes da partida. Caso seja vetado, Felipe Jonatan assume a posição.

Com os centroavantes em má fase, o Mirassol deve repetir o ataque mais móvel que vem sendo adotado nas últimas rodadas, apostando na velocidade e nas infiltrações pelos lados.

FICHA TÉCNICA

VASCO X MIRASSOL

VASCO – Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Barros, Thiago Mendes e Philippe Coutinho; Andrés Gómez, Rayan e Nuno Moreira. Técnico: Fernando Diniz.

MIRASSOL – Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo (Felipe Jonatan); José Aldo, Danielzinho e Gabriel; Negueba, Carlos Eduardo e Alesson. Técnico: Rafael Guanaes.

HORÁRIO – 19h.

ÁRBITRO – Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG).

LOCAL – Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).

PUBLICIDADE
Estadão

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.