Voto por combustível, propaganda irregular, violação do sigilo; PF já conduziu 38 investigados
A Polícia Federal registrou 26 termos circunstanciados de ocorrência (TCs) para apurar a prática de crimes eleitorais no segundo turno das eleições até as 14h30 deste domingo, 25. Segundo o balanço parcial divulgado pela PF, 38 investigados por suposta violação de sigilo do voto e propaganda irregular foram conduzidos para delegacias de polícia. Outras 13 ocorrências estão em curso sobre possíveis flagrantes de crimes eleitorais.
Os casos foram anotados em várias regiões do País.
A PF informou que ao longo de 2026 já instaurou 1608 inquéritos por crimes eleitorais. Ao todo, os agentes apreenderam R$ 51,9 milhões em bens e valores – R$ 31,7 milhões em espécie.
Voto por combustível
A atuação da PF na prevenção e repressão a crimes eleitorais abrange o País inteiro.
Segundo a PF, os números podem sofrer alterações em razão de novas ocorrências, investigações e atualização dos sistemas da corporação.
Na véspera do segundo turno, sábado, 24, a PF no Tocantins prendeu dois alvos por suspeita de corrupção eleitoral. Eles teriam comprado votos mediante a distribuição de requisições de combustível em Palmas.
A ação foi resultado de diligências destinadas à apuração de infrações relacionadas à captação ilícita de sufrágio, informou a PF. Durante a abordagem os agentes reuniram indícios de “benefícios econômicos com o objetivo de influenciar a escolha de eleitores”.
O diretor-geral da Polícia Federal, delegado Andrei Rodrigues, afirmou as ocorrências mais frequentes são relativas a propaganda eleitoral irregular, violação do sigilo do voto e desobediência. No ano de 2026, a instituição instaurou 1610 inquéritos relacionados a crimes eleitorais, dos quais 92% foram solucionados. “Isso mostra o esforço operacional que fizemos desde as últimas eleições”, declarou.
Andrei Rodrigues afirmou que a PF vai instaurar inquérito para apurar o caso de agressão a uma vereadora do PT em um ato pró-Lula na cidade de Montes Claros (MG). Segundo o diretor, a vítima foi ouvida nesta manhã. Já um suposto caso envolvendo falta de ônibus em Salvador ainda não foi comunicado à instituição, segundo Rodrigues.
Representando o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, avaliou que o segundo turno das eleições está “bastante tranquilo”.