Estado do Paraná pretende ampliar linhas prioritárias no SUS: De crianças a idosos
Durante o evento Saúde em Movimento, em Foz do Iguaçu, foram apresentadas seis novas Linhas de Cuidado Prioritárias do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná apresentou, nesta quarta-feira (12), as seis novas Linhas de Cuidado Prioritárias do Estado, com foco na ampliação e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS). A apresentação ocorreu durante o evento Saúde em Movimento, em Foz do Iguaçu, e foi direcionada a gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as linhas apresentadas estão: Saúde Materno-Infantil, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Pessoa Idosa, Saúde Mental, Cuidado à Pessoa com Deficiência e Saúde da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade.
A principal meta da Sesa é estabelecer diretrizes claras em todo o Paraná para aprimorar a APS nos municípios, promovendo a integração com a Atenção Ambulatorial e Hospitalar. Um dos destaques do evento foi a utilização da Plataforma Paraná Saúde Digital, uma nova ferramenta que visa otimizar o planejamento e as ações dentro da saúde pública, com acesso em tempo real a dados cruciais para a tomada de decisões.
Durante a apresentação, foram abordados temas como organização da rede de atendimento, protocolos de saúde, estratificação de risco e ações transversais para o mapeamento de dados. O secretário da Saúde de Foz do Iguaçu e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), Fábio de Mello, enfatizou a importância dessa ferramenta digital para a execução eficaz das diretrizes de saúde. “A informação em saúde é fundamental para o planejamento e execução de ações. Temos que continuar avançando, e com essa plataforma podemos acessar dados em tempo real e ser mais assertivos na tomada de decisão”, afirmou.
O evento também detalhou as ações da Sesa para cada uma das linhas de cuidado, incluindo as metas estabelecidas e os desafios enfrentados pelas equipes técnicas. A análise dos dados obtidos por meio da Plataforma Saúde Digital foi outra pauta importante. Além disso, houve a distribuição das novas cadernetas de saúde, lançadas recentemente para a Pessoa Idosa, a Criança e a Gestante, e disponibilizadas aos 399 municípios do Paraná.
O evento Saúde em Movimento 2025, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), está sendo realizado esta semana (de segunda a quinta-feira) em Foz do Iguaçu. O objetivo do evento é atualizar gestores, prestadores de serviços e trabalhadores da saúde sobre as ações estratégicas voltadas para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Estado.
O encontro reúne diretores e técnicos de diversas áreas da Sesa, secretários municipais de saúde de todos os 399 municípios do Paraná, dirigentes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), diretores dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, tutores do PlanificaSUS Paraná, coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Com informações da AEN.