Estado estabelece frente de combate à dengue com ações efetivas em todo o Paraná

Capacitação de profissionais, estrutura hospitalar, recursos para os municípios, conscientização da população e monitoramento do quadro epidemiológico integram o conjunto de ações para controlar a dengue, chikungunya e zika

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Sesa divulga balanço do Dia D de combate à dengue no Estado | © SESA-PR

Nos primeiros 100 dias da segunda gestão de Carlos Massa Ratinho Junior, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) intensificou o controle de arboviroses e continua a considerá-lo uma prioridade. Para combater o mosquito Aedes aegypti e outras arboviroses, o Estado ampliou recursos, capacitou pessoal, distribuiu medicamentos, abriu leitos, lançou campanhas audiovisuais e monitorou constantemente o quadro epidemiológico.

Ladrão de perucas é preso no Hilda Mandarino em Londrina

A Sesa também desenvolveu treinamentos e capacitações para médicos, enfermeiros, profissionais de atenção à saúde, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde em todas as 22 Regionais de Saúde do Paraná. O estado lidera o ranking nacional da imunização contra a gripe com 690.164 vacinas aplicadas. O diretor da Sesa, César Neves, destaca que o combate às arboviroses exige um braço forte do Poder Público e participação engajada da população.

O Estado também investiu em estruturas hospitalares e antecipou o pagamento do Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância de Saúde (Provigia) para garantir maior capacidade de atendimento e recursos para compra de medicamentos e insumos. O diálogo constante com o governo federal é outra ação importante para garantir insumos, como inseticidas e kits para diagnóstico laboratorial, e auxiliar ações de bloqueio nos municípios. O último boletim divulgado pela Sesa registra 140.570 notificações de dengue, 21.406 casos confirmados e 12 mortes, e 1.395 notificações de chikungunya, com 187 casos confirmados, sendo 49 importados e 116 autóctones.

Com informações da AEN.

PUBLICIDADE
Valmir Pedroso

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9