Estão abertas as inscrições da 4ª Maratona Tech, maior torneio entre escolas do Brasil
Foto: Lucas Fermin/Seed-Pr

As inscrições para a 4ª Maratona Tech, considerada a maior competição tecnológica entre escolas no Brasil, que começaram no último dia 20 de maio, encerram em 4 de agosto. A ação, organizada pela Associação Cactus e Movimento Tech 2030, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). Na última edição da competição (em 2023) o engajamento das escolas estaduais do Paraná rendeu ao estado posição de destaque entre aqueles com maior número de participantes (203 mil alunos).

Participam anualmente da competição mais de 1 milhão de alunos de todo o País e, para este ano, a expectativa é de que 500 mil alunos da rede de ensino do Paraná participem da Maratona Tech. Além da chance de figurar, novamente, entre os estados com maior número de estudantes, o Paraná será sede da cerimônia de premiação da Maratona Tech, prevista para o dia 27 de novembro, em Curitiba. No encerramento, os vencedores serão premiados com medalhas, notebooks, viagens, cursos e imersões tecnológicas em grandes empresas.

“Eventos como a Maratona Tech não somente viabilizam o preenchimento de vagas de emprego que farão parte da sociedade futura, mas também capacitam os estudantes no conhecimento e acesso às oportunidades no mercado da tecnologia”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.

INSCRIÇÕES – A inscrição na Maratona Tech 2024 deverá ser feita por professor(a), ou docente, representante da escola, por meio do preenchimento do Portal Olímpico Cactus. A escola deverá informar o respectivo código MEC/INEP, o qual será considerado seu número de identificação junto à Maratona Tech em todo o processo. As escolas com mais de uma filial e com códigos MEC/INEP diferentes deverão inscrever-se por código e não por rede. Após o cadastro no Portal, será enviado um e-mail de confirmação da inscrição.

A Maratona Tech será dividida em 3 etapas:

Fase 1 – Prevista para acontecer entre os dias 12 de agosto e 15 de setembro. Nesta etapa, os desafios (normalmente cases que demandem o desenvolvimento de soluções tecnológicas) serão lançados, por parte dos professores, ao estudantes. As equipes deverão explorar tecnologias para apresentarem a resolução dos problemas propostos. Por fim, os estudantes que se destacarem serão selecionados para representarem suas escolas na segunda fase da competição.

Fase 2 – Desenvolvida entre os dias 30 de setembro a 13 de outubro, a segunda fase desafiará o conhecimento dos alunos, por meio da proposição de quizzes educativos, cujas respostas corretas renderão pontos. Os estudantes que alcançarem melhores pontuações vencerão a competição.

Fase 3 – Transmitida ao vivo, do Estado do Paraná para todo o Brasil, a cerimônia de premiação da Maratona Tech celebrará os vencedores que receberão prêmios pelo bom desempenho.