Estudante paranaense representa o Brasil em Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial
Paranaense do 3º ano do ensino médio se destaca entre mais de 700 mil alunos e leva o talento brasileiro à Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial, em Pequim

O estudante Samuel Mobilia Mota, do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Cleoracy Aparecida Gil, em Douradina (Noroeste do Paraná), representou o Brasil na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), realizada nesta semana em Pequim, na China. A participação foi conquistada graças ao desempenho na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), competição que reuniu mais de 716 mil participantes em quatro fases, ao longo de sete meses. Samuel ficou em 3º lugar no Paraná e entre os 28 melhores do país, destacando-se pela criatividade e domínio técnico em soluções de IA.
A IOAI é uma das principais competições internacionais voltadas para jovens talentos da área, reunindo estudantes de diversos países em provas práticas e teóricas, além de workshops sobre algoritmos, aprendizado de máquina, ética em IA e aplicações tecnológicas.
Durante a viagem, Samuel também participou de atividades culturais, conheceu pontos turísticos como a Grande Muralha da China e visitou universidades locais. “Foi uma experiência incrível e única, com muito aprendizado e troca com pessoas do mundo todo. Estou muito feliz em ter representado o Brasil e minha cidade aqui na China”, afirmou o estudante.
O secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani, celebrou a conquista: “Ter o Samuel em uma competição internacional como essa é motivo de orgulho para todo o Paraná. Ele representa o talento e o potencial dos nossos jovens e mostra como o incentivo ao ensino de tecnologia e inovação pode transformar vidas.”
O Brasil também foi representado por outros três estudantes: Gabriel Neves Siqueira (São Paulo-SP) e Ícaro Silva da Rosa Linck Fróes (Canoas-RS), que conquistaram medalhas de bronze, e mais um participante que integrou a delegação.