Estudantes da rede estadual têm acesso a ferramenta digital com IA para aprimorar o inglês

O aplicativo será disponibilizado a cerca de 400 mil discentes do Ensino Fundamental da rede estadual

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
O Inglês Paraná Teens pode ser utilizado no computador, no tablet ou no celular, seja em casa, seja na escola. Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

A partir desta semana, cerca de 400 mil alunos do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino terão à disposição uma ferramenta digital inovadora para o aprendizado da língua inglesa. O programa Inglês Paraná Teens, lançado pelo Governo do Estado, traz como grande destaque a presença de Mimi, uma inteligência artificial (IA) interativa que proporcionará uma experiência mais dinâmica e envolvente, permitindo conversas por voz ou chat para dar suporte aos estudantes.

A iniciativa integra os esforços do Governo do Estado para melhorar a qualidade do ensino por meio da tecnologia, ampliando as oportunidades de aprendizagem de inglês, uma competência essencial para o mercado de trabalho globalizado.

“O Inglês Paraná Teens é um importante avanço no uso de recursos tecnológicos para melhorar o ensino em nosso Estado. Ele reflete o nosso compromisso com a inovação, permitindo que mais estudantes tenham acesso a ferramentas que os capacitem para o futuro”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

O programa Inglês Paraná Teens se destaca por sua metodologia lúdica e por incluir gamificação, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente. As atividades estão alinhadas aos padrões internacionais do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) e são baseadas no Currículo Priorizado da Rede Estadual de Ensino.

Além do suporte oferecido pela inteligência artificial, a ferramenta está disponível em diferentes plataformas, como computador, tablet e celular, permitindo que os estudantes usem a ferramenta em diversos ambientes: na escola, durante as aulas, e em casa, no momento em que preferirem. O uso do recurso nas escolas pode ser realizado com a mediação dos professores, dentro das trilhas de aprendizagem, que são ajustadas a cada nível educacional.

A ferramenta está disponível através da página https://professor.escoladigital.pr.gov.br/plataformas_educacionais ou pelo aplicativo EnglishCenter, disponível para Android e iOS. Para acessar, os alunos devem utilizar o login com a conta @escola.pr.gov.br.

Evolução do Programa

O Inglês Paraná Teens é uma versão reformulada do programa Inglês Paraná High, lançado em 2021. O programa Inglês Paraná High oferece um curso de inglês online para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde seu lançamento, o programa já contabiliza mais de 2,2 milhões de acessos e 60 milhões de lições realizadas.

A nova versão do programa, adaptada para os estudantes de 6º a 8º ano, visa atender às necessidades dessa faixa etária mais jovem, com atividades e recursos adequados para cada fase de aprendizagem. Com a inclusão do Inglês Paraná Teens, o número de estudantes atendidos na rede estadual subirá de cerca de 500 mil para aproximadamente 900 mil, abrangendo as categorias Teens e High.

A grande inovação do Inglês Paraná Teens é a introdução de Mimi, uma IA lúdica, que se assemelha a um gatinho e pode interagir com os estudantes por voz ou chat. Essa interação torna o aprendizado mais envolvente e dinâmico, estimulando os alunos a praticar o inglês de maneira mais divertida.

O investimento do Governo do Paraná em ferramentas de IA vem sendo uma marca registrada das suas ações na educação. Recentemente, o Governo firmou parceria com o Google para utilizar a inteligência artificial em diversas áreas da administração estadual, incluindo a educação. Ferramentas como o Fluência Paraná, que monitora e desenvolve a fluência leitora, e o Redação Paraná, que auxilia os estudantes na escrita de redações, são exemplos de como a tecnologia tem sido aplicada para promover o desenvolvimento educacional no estado. Com informações da AEN.

PUBLICIDADE
Matheus Vinicios Barreira

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.