Estudantes do Paraná participam da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina
O evento reúne 27 projetos do Paraná, entre eles pesquisas sobre cuidados paliativos, descarte de cascas de laranja e uso de glicose na irrigação de plantas, apresentadas por alunos de várias escolas da cidade

Alguns estudantes de Londrina (PR) vão participar da 39ª edição da Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, que ocorre de 22 a 24 de outubro de 2024 em Novo Hamburgo (RS). Do Paraná, 27 trabalhos serão exibidos, incluindo pesquisas de alunos de Londrina. Entre os destaques está o projeto da estudante Ana Beatriz Filgueiras Tsuboi, do Colégio Interativa, sobre “Cuidados Paliativos”, e o estudo “Mesmo sofrida eu não me Kahlo: Permita-se sentir” de Rafaela Sisti Orsi. Outro trabalho vem do Colégio Cívico-Militar Prof. Newton Guimarães, onde Julia dos Reis Silva analisa o impacto do descarte incorreto de cascas de laranja no meio ambiente. Do Colégio Londrinense, Vinícius Gaspar de Oliveira, Ana Carolina Murao de Souza e Thiago Romano Oliveira investigam a “Utilização de glicose na adubação e irrigação de plantas.”
Além da Mostratec principal, haverá a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto. Estudantes de países como Argentina, Colômbia, Dinamarca, México, Portugal, e Tunísia também participarão, com prêmios educacionais sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre os patrocinadores e apoiadores estão Sicredi, Banrisul, Petrobras, CNPq, e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

