Estufa inacabada está na lista das obras de revitalização do Jardim Botânico
Obras incluem reforma da passarela interditada, reparos estruturais e melhorias operacionais em convênio entre o IAT e a Prefeitura

O Jardim Botânico de Londrina passará por sua primeira grande revitalização desde a inauguração, conforme confirmado pelo secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. A reforma será viabilizada por meio de um convênio entre o Instituto Água e Terra (IAT) e a Prefeitura de Londrina, com investimento total de R$ 2,3 milhões.
Entre as principais melhorias previstas estão:
Reforma da área de apoio operacional
Reparos no prédio principal e no anfiteatro externo
Melhorias nas instalações elétricas
Impermeabilização da área do lago
Revitalização da passarela, atualmente interditada desde 2023
Remoção dos vidros da estufa
Com 97 hectares, o Jardim Botânico abriga uma vasta diversidade da flora paranaense, organizada em cinco jardins temáticos. Criado em 2006 e aberto ao público em 2010, o espaço ficou fechado entre 2010 e 2013, e desde então não havia passado por grandes reformas.
O Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Rafael Greca, explicou que os vidros da estrutura da estufa serão retirados. Com a mudança, que o espaço poderá abrigar exposições de fotografias, por exemplo. “A ideia é que lá, pela variação térmica que tem acontecido, estão estourando os vidros. E colocam a população em risco”, Greca explicou.
Além de ser um ponto turístico, o Jardim Botânico tem papel fundamental na pesquisa, conservação e recuperação de espécies nativas e exóticas, especialmente aquelas ameaçadas de extinção ou com importância ecológica e econômica para o Paraná. O espaço, com entrada gratuita, funciona das 8h às 18h, e está localizado na Avenida dos Expedicionários, no Conjunto Vivendas do Arvoredo, na zona sul de Londrina.