EUA anunciam nova saída da Unesco sob governo Trump
Além da Unesco, Trump também estuda deixar a OMS, o Conselho de Direitos Humanos da ONU e cortar apoio à agência de ajuda palestina Unrwa

O governo Donald Trump anunciou nesta terça-feira (22) que os Estados Unidos deixarão novamente a Unesco, agência da ONU para educação, ciência e cultura, alegando que a instituição promove pautas “globalistas” e tem viés anti-Israel. A retirada será efetivada em dezembro de 2026. A decisão faz parte de uma revisão da participação dos EUA em agências da ONU que, segundo o governo, não atendem aos interesses do país. A porta-voz do Departamento de Estado afirmou que a Unesco defende causas “divisivas” e contrárias à política externa de “América em Primeiro Lugar”.
Essa é a segunda saída dos EUA da Unesco sob Trump — a primeira ocorreu em 2017. Os EUA haviam retornado em 2023, durante o governo Biden. Além da Unesco, Trump também estuda deixar a OMS, o Conselho de Direitos Humanos da ONU e cortar apoio à agência de ajuda palestina Unrwa. A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, lamentou a decisão, mas afirmou que os EUA continuarão sendo bem-vindos no diálogo e em parcerias com setores da sociedade americana.