EUA congelam emissão de vistos para 75 países e Brasil entra na lista

Medida anunciada pelo Departamento de Estado afeta apenas vistos de imigrantes e não inclui turistas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Imagem ilustrativa

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (14) o congelamento da emissão de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A informação foi divulgada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e revelada pela rede Fox News, que teve acesso a um memorando interno. Segundo o governo norte-americano, a suspensão vale para vistos de imigração e não altera as regras para vistos de turismo.

De acordo com o documento, a decisão tem como objetivo impedir a entrada de imigrantes que, segundo a avaliação do governo, se tornariam um encargo aos cofres públicos dos Estados Unidos. O congelamento deve entrar em vigor a partir de 21 de janeiro e não tem prazo definido para ser encerrado. Além do Brasil, países como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia também constam na lista, que ainda não foi oficialmente divulgada na íntegra pelo Departamento de Estado.

A medida faz parte da nova estratégia de política externa e segurança do governo de Donald Trump, publicada em dezembro de 2025, que prevê o endurecimento das regras migratórias. Segundo o memorando, a pausa será temporária e servirá para a reavaliação dos critérios atuais de concessão de vistos. Analistas avaliam que, ao longo de 2026, a política anti-imigração deve ganhar força, com possíveis novas restrições à entrada de estrangeiros e ao sistema de imigração legal nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9