Evolução da soja no Mercosul será tema de abertura do CBSoja e Mercosoja 2025 em Campinas
Debate reunirá grandes nomes da cadeia produtiva para celebrar os 100 anos da introdução da soja no Brasil e projetar os desafios futuros do setor

A conferência de abertura do Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e do Mercosoja 2025 trará à tona a trajetória da soja no Mercosul, destacando os avanços históricos e os desafios do setor. O evento acontece no dia 21 de julho de 2025, às 19h, no Centro de Exposições e Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), e marca também a comemoração dos 100 anos da introdução da soja no Brasil, ocorrida em 1924. Para discutir essa trajetória e o cenário atual, foram convidados nomes de peso: Romeu Afonso de Souza Kiihl, da MGS Melhoramento Genético e Sementes; Tuneo Sediyama, da Universidade Federal de Viçosa; Rodolfo Luis Rossi, ex-gerente de Pesquisa em Soja da Nidera; e Gerardo Bartolomé, do Grupo Dom Mário. A mediação será do jornalista Giovani Ferreira, do Canal Rural.
De acordo com o presidente do CBSoja, Fernando Henning, pesquisador da Embrapa Soja, a conferência pretende destacar os marcos históricos da soja no Brasil e na Argentina, ao mesmo tempo em que aponta o impacto desses avanços no sistema de produção atual. “Vamos ter um momento com essas personalidades especiais e representativas da cadeia produtiva, trazendo a visão e a experiência deles ao longo de cinco décadas”, ressalta. Além da evolução genética da soja, o debate abordará temas como logística, inovação na indústria, expansão de fronteiras agrícolas e os desafios fitossanitários e climáticos que impactam o cultivo no país.
O evento também celebra os 50 anos da Embrapa Soja, instituição que tem papel fundamental na qualificação técnica e no apoio à formulação de políticas públicas para o setor. “É preciso ter massa crítica e qualificação nas diferentes regiões agrícolas para antecipar os grandes desafios de uma cultura que se desenvolve em um país de clima tropical e dimensões continentais”, completa Henning.