Ex-arcebispo de Maringá está entre os cardeais que podem ser eleitos novo papa
João Braz de Aviz, de 77 anos, já participou do conclave de 2013 e é o cardeal brasileiro mais velho apto à votação

Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), o brasileiro João Braz de Aviz, ex-arcebispo de Maringá, está entre os 138 cardeais que participarão do conclave para escolher o novo pontífice da Igreja Católica. Aos 77 anos, ele é o mais velho entre os cardeais brasileiros com direito a voto e também poderá ser eleito papa.
Aviz já participou da eleição que elegeu Francisco em 2013 e é considerado, por religiosos brasileiros, um nome com sensibilidade e capacidade para continuar o legado do papa argentino. O conclave, que ainda não tem data marcada, deve começar em até 20 dias, conforme a tradição católica.
O atual arcebispo de Maringá e presidente da Pastoral da Criança, dom Severino Clasen, elogiou a trajetória de Aviz. “É um homem sensível e aberto, com profundo conhecimento da Igreja. Seria capaz de dar continuidade ao que o papa Francisco nos trouxe”, afirmou. A votação exige que o escolhido obtenha dois terços dos votos para ser confirmado como novo líder da Igreja Católica.