Ex-guarda municipal condenado por matar jovem em abordagem é mandado de volta à prisão no Paraná
Fernando Ferreira das Neves cumprirá pena de 18 anos por homicídio qualificado, fraude processual e falsidade ideológica; crime aconteceu em 2018 em Londrina

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) determinou o retorno à prisão do ex-guarda municipal Fernando Ferreira das Neves, condenado pela morte do jovem Matheus Evangelista durante uma abordagem policial em Londrina, no norte do estado, em 2018. A decisão, proferida na última quinta-feira (3), é do desembargador Benjamim Acácio de Moura e Costa. Fernando foi condenado a 18 anos de prisão em regime fechado por homicídio qualificado, fraude processual e falsidade ideológica. Apesar da condenação em júri popular realizada em agosto de 2021, ele seguia em prisão domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica.
O caso aconteceu na madrugada de 11 de março de 2018, quando Matheus, então com 18 anos, foi baleado durante uma abordagem motivada por uma ocorrência de perturbação de sossego. O disparo foi feito por Fernando, que levou o jovem ferido até o hospital dentro do carro da Guarda Municipal. Matheus não resistiu aos ferimentos. Além do homicídio, Fernando foi responsabilizado por tentar fraudar a cena do crime e por registrar um Boletim de Ocorrência no qual afirmava que o tiro teria partido de uma terceira pessoa, e não de um guarda municipal.
Fernando chegou a ser preso entre abril de 2018 e outubro de 2020, quando obteve liberdade provisória e passou a responder ao processo com o uso de tornozeleira. Com a nova decisão do TJ-PR, ele deve voltar ao regime fechado para cumprir a pena estipulada. Com informações de G1.

