Com exclusividade, conversei com a vereadora Jessicão, que acabou de sair (por volta das 13 horas de hoje) do PAI (Pronto Atendimento Infantil) – que fica na rua Mato Grosso, no Centro de Londrina. A vereadora visitou a unidade de saúde em cumprimento a uma ‘fiscalização surpresa’ após pais denunciarem a demora para o atendimento.
Jessicão detalhou que “não está faltando médicos no PAI. Nove médicos estão trabalhando. Na parte da manhã foram abertas pelo menos 197 fichas. O local está superlotado e a triagem está levando em torno de 30 minutos” – informou a vereadora.
Na opinião da parlamentar, o que está “agravando” a situação é o fato de crianças com suspeita de dengue precisarem de exames como sangue e urina, o que acaba, segundo Jessicão, “travando tudo”.
“O PAI está esgotado. Os funcionários estão esgotados, trabalhando o tempo todo. O o ponto principal é que Londrina precisa de um outro local para atendimento de criança. O PAI está superlotado, atendendo Londrina e cidades vizinhas. Nós somos a segunda maior cidade do Paraná e temos somente um local de atendimento exclusivo para crianças” – lamentou a vereadora.
Jessicão adiantou que já marcou uma reunião com o secretário de Saúde do Município Felippe Machado para que seja viabilizado um segundo lugar de atendimento para crianças, seja em UPA, UBS, hospital, etc… É necessário e urgente!”.