Expo Japão 2023 inicia amanhã reunindo gastronomia e atrações culturais
Expo Japão 2023 inicia amanhã reunindo gastronomia e atrações culturais | © N.Com

Um dos maiores e tradicionais eventos do calendário de Londrina, a Expo Japão 2023, inicia nesta quarta-feira (7), reunindo o melhor da gastronomia oriental e da cultura japonesa. A abertura oficial será na quinta-feira (8), às 19h, e o evento se entenderá até domingo (11). A inciativa irá ocorrer na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), localizada na Rua Major Achiles Pimpão Ferreira, 2.300 (Estrada do Limoeiro). A expectativa é receber mais de 30 mil pessoas nos cinco dias de festa.

A Expo Japão reúne gastronomia, esporte, música, dança, debates técnicos, tecnologia, inovação e muitas outras atividades. Trata-as do maior evento do estado do Paraná voltado para a valorização e divulgação da tradição, costumes e hábitos da cultura japonesa. Neste ano, a festa celebra os 115 anos da imigração japonesa no Brasil e a 60ª edição da Exposição Agrícola – mostra de produtos tradicionais sustentáveis e orgânicos – onde serão homenageados alguns produtores rurais japoneses ou nipo-brasileiros. Também será realizado o 10º Simpósio AgroInovatec, que vai debater assuntos ligados à produção orgânica.

O coordenador-geral da Expo Japão, Luciano Matsumoto, informou que a Expo Japão fez um investimento para dar mais comodidade e conforto aos visitantes, aumentando a estrutura em mais de 1 mil metros quadrados, permitindo receber 2 mil pessoas a mais. “Como em todos os anos, um dos grandes atrativos é a parte gastronômica e a cultural, onde são apresentadas referências da cultura japonesa. Este ano, o palco principal terá mais de 40 horas de atrações, praticamente ininterruptas”, destacou.

Na área gastronômica, o evento contará com a presença dos maiores restaurantes orientais de Londrina. Na parte cultural, destaque para beleza da coreografia do Bon-Odori – dança de origem budista criada para agradecer e honrar os espíritos ancestrais –  que será na quarta-feira (7), às 20h, e para o Matsuri Dance, às 21h. No Matsuri Dance, as músicas misturam ritmo ocidentalizado como o pop, rock, funk, entre outros, e é considerada a genuína “dança da integração”, sem restrição de idade, sexo e nacionalidade.

O Japão que Inspira – Assim como nos anos anteriores, os alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais participam do projeto “O Japão que Inspira”, cuja premiação será realizada na Expo Japão, na quinta-feira (8), às 12h30. Os alunos desenvolveram uma redação com o tema “Japão e Brasil, laços de amizade” e as 10 melhores produções de texto serão premiadas.

Por meio do projeto, artistas e professores voluntários fazem visitas às escolas municipais de Londrina e levam as culturas japonesa e nipo-brasileira, por meio de oficinas, palestras e apresentações. O objetivo é trabalhar elementos culturais que possam facilitar a compreensão de comportamentos e de atitudes que promovem a amizade, a empatia, a inclusão social e o importante senso de coletividade. O projeto “O Japão que Inspira” é de autoria do vereador Eduardo Tominaga, líder do prefeito Marcelo Belinati na Câmara de Londrina. A Secretaria Municipal de Educação, a ACEL, Expo Japão, e Mauricio de Sousa Produções são apoiadores.

Além da participação do projeto “O Japão que Inspira”, os alunos das escolas municipais visitarão a Expo Japão 2023. Na quarta-feira (7) à tarde está programada a visita dos estudantes da Escola Municipal San Izidro, onde participarão de atividades promovidas pelos coordenadores do projeto.

O público poderá visitar a Expo Japão 2023 na quarta e sexta-feira, das 14h às 22h, e na quinta, sábado e domingo das 10h às 22h. Os ingressos para Expo Japão custam R$ 5,00 (meia) e R$10,00 (inteira). A entrada é franca para crianças até 4 anos e idosos acima de 65 anos. A programação completa do evento está disponível no site https://expojapao.com.br/.

Gastronomia oriental

Oito restaurantes que reúnem o melhor da gastronomia oriental confirmaram presença na Expo Japão deste ano. Os visitantes vão poder contar com uma infraestrutura com Praça de Alimentação e capacidade para atender mais de 2 mil pessoas. Além disso, haverá também food trucks, cafeteria e doceria.

Eventos Agrícolas

Nesta edição os eventos agrícolas estão concentrados em um mesmo espaço, com a 60ª Exposição Agrícola, que mostra a diversidade da produção da zona rural de Londrina e região, e o 10º AgroInovatec, Simpósio de Tecnologias Inovadoras para a Agricultura que será realizado nos dias 8 e 10 de junho.

As palestras estarão voltadas à pesquisa genética e agricultura orgânica. O foco é a produção livre de agrotóxicos. Temas como “Agrofloresta subtropical e mudanças climáticas”, “Plantio direto e mecanizado de olerícoras”, “Tendência futura da agricultura de grãos”, “Abacate, benefícios nutricionais e mercado”, e “Palmitos pupunha, açaí e juçara, mercados” estarão em debate.

Crianças e idosos

Todos os anos, a Expo Japão abre espaço para a presença de 400 alunos de escolas públicas da cidade, uma oportunidade para uma verdadeira imersão na rica cultura oriental. A tarde com as crianças está agendada para quarta (07) a partir das 14h. Esse público também tem programação garantida na tarde de sexta-feira (9) com apresentações, passeios, recreação e hora do lanche.

Pavilhão Cultural

Um espaço muito procurado pelo público é o Pavilhão Cultural, local que traz exposição de objetos, vestimentas, ikebana (arranjos de flores), bonecas e um local exclusivo para a tradicional Cerimônia do Chá, realizado nos dias 08, 10 e 11 de junho, das 15h às 17h, aberto para a participação do público. Também estão programadas apresentações de kotô (instrumento de cordas japonês), com o grupo Londrina Koto no Kai.

 Voluntários

Promovida pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), a Expo Japão conta com o trabalho e a dedicação de um grupo de voluntários que trabalha sem medir esforços. Cerca de 200 pessoas – entre homens, mulheres, jovens, crianças e idosos – se dedicam para que tudo funcione da melhor maneira possível nos cinco dias de festa.

Com N.Com.