ExpoLondrina 2025 recebe final da Ekip Rozeta com prêmio inédito e destaque para o bem-estar animal

A Rozeta se consolidou como um celeiro de talentos: os dois últimos campeões mundiais — Rafael José de Brito (2023) e Cássio Dias Barbosa (2024) — começaram suas trajetórias competindo pela equipe

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: @fsphotoarena

A ExpoLondrina, maior exposição agropecuária da América Latina se tornou, mais uma vez, o palco da grande final do campeonato da Ekip Rozeta, uma das competições mais tradicionais do rodeio brasileiro. Em 2025, o vencedor não leva apenas o título: o prêmio é uma casa equipada com energia solar, um marco na valorização dos competidores e da sustentabilidade no setor. A final acontece até o domingo, (13), reunindo os melhores competidores das mais de 70 etapas realizadas ao longo do ano em diferentes regiões do Brasil.

Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta, que contou como começou sua trajetória no universo do rodeio.“A gente trata o rodeio com carinho, amor e respeito, não só com os competidores, mas com os animais também. É um trabalho que exige muita dedicação, são meses viajando, muitas vezes longe da família, e tudo culmina aqui, nessa final tão especial”, destacou Henrique. Segundo ele, mais de 500 competidores passaram pelas arenas nas etapas da temporada. A Rozeta se consolidou como um celeiro de talentos: os dois últimos campeões mundiais — Rafael José de Brito (2023) e Cássio Dias Barbosa (2024) — começaram suas trajetórias competindo pela equipe. “Nosso foco é revelar novos cowboys para o Brasil e para o mundo. E também temos um trabalho com rodeios em cavalos, em parceria com o Tiano, ampliando ainda mais essa missão de formação”, explicou.

 

Vistoria e bem-estar animal são prioridade
Outro ponto importante da competição é o cuidado com os animais atletas, e quem garante isso é o médico veterinário Dr. Diego Barbosa, responsável técnico pelo rodeio da Expolondrina de 2025

“Fazemos a vistoria clínica dos animais assim que eles chegam ao recinto, e repetimos esse processo após cada apresentação, até o momento do embarque de volta às propriedades. Nosso objetivo é garantir que eles estejam nas mesmas condições de saúde da chegada até a saída”, explicou.

Dr. Diego atua há mais de dez anos com animais de rodeio e acompanha a ExpoLondrina desde 2017, sempre reforçando a importância de se cumprir a Lei Federal 10.519/2002, que regulamenta a atuação dos veterinários em eventos com animais. “Esses animais são atletas, e merecem todo o cuidado. É uma competição, sim, mas acima de tudo, é nossa responsabilidade zelar pela integridade física deles”, completou.

Com arquibancadas lotadas, grandes nomes da montaria em touros e cavalos, e atenção especial à saúde e ao bem-estar dos animais, a ExpoLondrina 2025 mostra por que é um dos maiores eventos do país — e um dos mais respeitados no circuito mundial do rodeio.

PUBLICIDADE
Carolina Thomaz

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.