ExpoLondrina abre sua 62ª edição como maior feira da América Latina no modelo negócios, entretenimento e alimentação
Foto: Rubem Vital/ExpoLondrina

A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina abre sua 62ª edição ao público nesta sexta-feira (05).

A cerimônia de abertura está prevista para às 16 horas, na Pista Central do Parque Governador Ney Braga, com as presenças confirmadas do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, do governador do Paraná, Ratinho Junior, do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, entre outras autoridades políticas e lideranças empresariais de todo o Paraná.

Com crescimento significativo em quase todos os segmentos no comparativo com o ano passado, a expectativa é de que a feira supere os números do ano passado. “A Expo 2024 atende ao mote Expo Dia e Expo Noite. Esse mote vem para somar à ideia de que a ExpoLondrina é um evento para todos. É para o empresário que busca fortalecer o seu negócio e ampliar sua rede de contatos; é para o produtor com sede de conhecimento; para a família que quer se divertir com as crianças, e é também para aqueles que esperam o ano todo pela grade de shows. A Expo 2024 não vai deixar ninguém de fora”, destaca o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre.

De acordo com Nivaldo Benvenho, diretor Comercial da entidade, são muitas as variáveis que tornam a edição deste ano bem maior. “No âmbito de negócios, apesar de que não estejamos no momento mais favorável de preço de comodities, a taxa de juros ainda alta, a Selic vem caindo, assim como o sobrepreço nos equipamentos. Sem falar que a ExpoLondrina é um dos primeiros eventos de grande porte no país e a ser realizado após a estabilização dos preços. Tudo isso leva a crer nesta alta de 10, até 12% no volume de negócios este ano”, explica.

GADO – Para a agropecuária, a ExpoLondrina figura entre as maiores feiras do país, junto com as feiras de Uberaba e Esteio. De acordo com Luigi Carrer Filho, diretor de Atividade Pecuária e Melhoramento Genético da Sociedade Rural do Paraná, este ano serão promovidos 12 leilões de animais na feira, sendo 8 presenciais. “Estamos vivendo um cenário novo porque os estados vizinhos ao Paraná passarão a ter status de área livre de aftosa sem vacinação. Isso era um empecilho para a nossa feira, no que diz respeito à comercialização de animais. Com esta perspectiva de mudança, voltamos a ter grande relevância neste segmento”, explica Carrer. “Ano passado, promovemos 5 leilões na feira, que geraram R$ 12 milhões em negócios. Este ano, com estes 12 leilões, esperamos aumentar ainda mais este valor. Além disso, este ano, praticamente dobramos o número de animais em exposição: serão cerca de 7 mil”, completou.

EQUIPAMENTOS – Em 2024, a Expo Londrina contará com a presença dos maiores fabricantes nacionais de maquinário agrícola e veículos. Segundo Benvenho, além de condições bastante favoráveis, haverá durante o evento o lançamento nacional de produtos como o Silverado 2024, da Chevrolet. “Entre os expositores do segmento, este ano contaremos com a presença da Volkswagen Fábrica, da Chevrolet Fábrica, da Toyota Fábrica e RAM Fábrica. Todas as demais fabricantes estarão também presentes, mas com suas distribuidoras locais. Na linha de equipamentos, teremos empresas como New Holand, John Deere, Case”, disse.

ENTRETENIMENTO – Os shows da Expolondrina integram o Circuito Sertanejo, maior plataforma de shows do Brasil, junto com Ribeirão Rodeio Music, Pedro Leopoldo Rodeio Show, Festa do Peão de Boiadeiro Barretos, Jaguariúna Rodeo Festival e Caldas Country Festival. Este ano serão oito dias de shows reunindo 12 atrações e que prometem atrair mais de 130 mil pessoas.

NOVIDADES – No âmbito do Governo do Estado, a feira também será palco para lançamento de produtos e serviços relevantes. No dia 10 de abril, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) vai lançar na ExpoLondrina o aplicativo IDR-Tamaríxia, uma ferramenta para auxiliar os produtores no controle do HLB, ou greening, a principal doença que afeta a citricultura atualmente. O Paraná tem cerca de 30 mil hectares cultivados com cítricos, o que inclui a produção de laranja, tangerina e limão. O segmento gera um VBP (Valor Bruto da Produção) na ordem de R$ 826,8 milhões, com a obtenção de 842,4 mil toneladas de frutos. A feira também abrigará mais uma vez o Encontro Estadual de Cafeicultores que irá debater assuntos da produção e comercialização do produto. O encontro será realizado na quarta-feira (12), a partir das 9 horas. São esperados cerca de 300 participantes de todas as regiões produtoras do Paraná. E uma das novidades este ano será o estante da Secretaria do Turismo do Paraná na feira, que vai apresentar produtos turísticos de nove municípios da região: Londrina, Rolândia, Pitangueiras, Sapopema, Assaí, Porecatu, Ribeirão Claro, Apucarana e Mandaguari.

EXPO PET – O setor Pet é o segmento do agronegócio relacionado ao desenvolvimento das atividades de criação, produção e comercialização de animais de estimação. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking global de faturamento no segmento. Na Expo 2024, o setor ganha um espaço exclusivo, chamado EXPO PET, uma das principais novidades deste ano. Expositores ligados às áreas de Pet Food, Pet Care e Pet Vet estarão reunidos em um ambiente dinâmico e interativo para formar uma verdadeira vitrine do que há de mais inovador e especializado no universo pet, e terão a oportunidade de participar de uma programação especialmente dedicada a eles, com direito a eventos, rodadas de negócios e palestras. O Pavilhão de Pequenos Animais, que cresce a cada edição, ficará ao lado do EXPO PET. “Promoveremos um grande encontro de todos os atores envolvidos na cadeia pet, sendo uma atração tanto para quem empreende na área, como para os tutores de pet. Preparamos uma programação completa para lançar o projeto com o pé direito e temos certeza de que ele crescerá a cada edição”, conta o vice-presidente da SRP, David Dequech Neto.

EXPOLONDRINA – Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro, a ExpoLondrina é promovida pela Sociedade Rural do Paraná e conjuga uma agenda técnica e de entretenimento que atrai visitantes de todo o Brasil. Será realizada de 5 a 14 de abril, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina. A feira mostra novas tecnologias para o produtor rural, além de levar informação e entretenimento para o público em geral. Mais informações em www.expolondrina.com.br.

Com informações da assessoria de imprensa.