FAB intercepta aeronave suspeita no Paraná e piloto incendeia e foge do local
Ação foi realizada, nesta terça-feira (04/07), como parte da Operação Ágata Conjunta Sul

A Operação Ágata Conjunta Sul, da Força Aérea Brasileira (FAB) identificou, por volta das 8h (horário de Brasília) desta terça-feira, (4), na região oeste do Paraná, uma aeronave de pequeno porte, de modelo PA-28, que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização e sem plano de voo.
As aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano e o avião radar E-99, da FAB, foram empregados para monitorar o avião. Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.
Na sequência, o piloto da aeronave suspeita pousou em uma pista na cidade de Tuneiras do Oeste (PR). O avião foi incendiado pelo próprio piloto, que fugiu do local antes da chegada dos agentes policiais.
Toda a operação foi realizada em coordenação com a Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar do Paraná.

