Falta de tiras de HGT gera reclamações em Londrina; confira a lista de unidades que têm o material disponível
A previsão é de que os contêineres sejam liberados na primeira quinzena de outubro, com distribuição a partir do dia

A Rádio Paiquerê FM 98.9 recebeu a reclamação de Francielle Aparecida Imbeman, mãe de Nathan Gabriel Xavier, de 11 anos, diagnosticado com diabetes em abril. Segundo ela, desde o início do tratamento tem enfrentado dificuldades para conseguir insulina e também tiras de HGT (utilizadas para medir a glicemia). Moradora da zona leste de Londrina, Francielle relatou que busca atendimento na UBS Armindo Guazi, mas não encontra o material, além de não obter retorno da Secretaria de Saúde pelo telefone.
Em resposta, a 17ª Regional de Saúde informou que as fitas são adquiridas pelo município de Londrina, via consórcio Paraná Saúde, sem controle direto do estado. Sobre a insulina, houve realmente problemas de abastecimento nacional, mas a situação está sendo normalizada com a chegada de novos lotes.
A Prefeitura de Londrina esclareceu que ainda há estoques de tiras em algumas UBSs e que, diante da demanda, está realizando remanejamento entre as unidades. A última compra foi feita em setembro, mas o fornecedor relatou atrasos logísticos devido ao aumento das importações da China. A previsão é de que os contêineres sejam liberados na primeira quinzena de outubro, com distribuição a partir do dia 23.
Enquanto isso, os pacientes podem buscar o material em outras 32 UBSs do município. Entre elas: Jardim do Sol, Campos Verdes, Itapoá, Parque das Indústrias, Aquiles Stengel, Fraternidade, Guaravera, Warta, Piza, Centro-Oeste, Tóquio, Jamili Dequeck, Centro, Maria Cecília e na Farmácia Escola da Unopar. Veja a lista completa, lembrando que a lista pode alterar conforme procura.