Fanta: o refrigerante criado pelos alemães na Segunda Guerra

A Fanta nasceu na Alemanha durante a Segunda Guerra como uma alternativa improvisada à Coca-Cola, devido a bloqueios comerciais

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Internet

A Fanta, uma das bebidas mais populares do mundo, surgiu por necessidade durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1939, as sanções impostas ao regime nazista impediram que as 43 fábricas alemãs da Coca-Cola recebessem o xarope de cola — ingrediente essencial para produzir o refrigerante original. Com 600 centros de distribuição, a operação da Coca-Cola na Alemanha era a segunda maior do mundo, e a empresa precisou se reinventar.

O químico alemão Dr. Schetelig criou uma nova bebida à base de fibras de maçã, com coloração amarelada e sabor frutado. Para nomear o novo refrigerante, foi feito um concurso interno, e o vendedor Joe Knipp sugeriu “Fanta”, abreviação da palavra alemã “Phantastischen”, que significa “fantástico”.

Após a guerra, a marca foi mantida apenas para preservar os direitos comerciais, sendo relançada em 1955 com uma nova fórmula à base de malte e laranja pela Coca-Cola da Itália. O sucesso foi imediato, levando a Fanta aos Estados Unidos em 1959 e, posteriormente, ao Brasil, onde a Fanta Laranja foi lançada em dezembro de 1964, seguida pela Fanta Uva em julho de 1970.

Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm.

PUBLICIDADE
Marketing Paiquerê FM

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.