Diversas atrações culturais e oficinas, todas ligadas à comunidade japonesa, serão recebidas pela feira itinerante Londrina Criativa na próxima edição, que será realizada no Londrina Norte Shopping, no próximo fim de semana, sábado (31), das 10 às 22 horas (de Brasília), e domingo (01), das 11 às 20 horas (de Brasília). A iniciativa faz parte do ‘esquenta’ da participação da feira no Londrina Matsuri, evento que celebra a primavera e será realizado nos dias 6 a 8 de setembro, no Parque Ney Braga. Todas as atividades no Londrina Norte Shopping serão apresentadas no domingo (01), a partir das 14h até por volta das 19h, são gratuitas e abertas ao público.
“Todo ano em que nós temos a possibilidade de participar do Londrina Matsuri, nós procuramos realizar algum evento anterior para celebrarmos essa participação, exaltando a cultura japonesa. Desta vez, o Londrina Norte Shopping nos acolhe para uma grande festa”, ressalta Margareth Watanabe, organizadora da feira Londrina Criativa. Sabrina Matos, que é coordenadora de marketing do empreendimento, ressalta a importância de promover o evento. “Queremos receber no shopping a comunidade japonesa de Londrina e região, transformando o espaço no ponto de encontro dessa cultura que faz parte da gênese de Londrina”, observa.
Programação – A abertura das atividades, às 14h, terá a tradicional dança do leão, uma cerimônia chinesa realizada com objetivo de trazer sorte, felicidade e prosperidade. Quem realizará a dança será a Associação Punhos Unidos, fundada em 1999 pela mestre Renata Balestrini, com o propósito de disseminar o estilo Hung Gar de Kung Fu. Em seguida, às 15h, é a vez do grupo Aikidojo Shihan Kawai de Londrina apresentar o Aikido, uma tradicional arte marcial do Japão, utilizando técnicas desarmadas além de punhal, bastão e espada de madeira. A prática proporciona o domínio das técnicas de concentração e relaxamento.
Às 15h45 é a vez do Instituto União para a Vitória, uma organização sem fins lucrativos que atende 350 crianças e adolescentes no contraturno escolar. São eles que apresentarão o taikô, que engloba uma variedade de tambores e instrumentos japoneses de percussão. “O interessante dessa atração é que o taikô será apresentado por crianças não descendentes de japoneses. O único descendente é o educador Fernando Kunioshi”, explica Margareth.
A partir das 17h15, as apresentações serão realizadas pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel), uma entidade fundada em 1933 por imigrantes japoneses e que realiza atividades sociais, culturais, esportivas e assistenciais. Em primeiro lugar é a vez do Coral da ACEL, que canta um repertório diversificado entre músicas japonesas e brasileiras, além de internacionais, sacras e folclóricas. Hoje, o coro está sob regência da professora Miriam Hosokawa, que rege 20 integrantes divididas em soprano, mezzo-soprano e contralto.
Em seguida, às 18h15, é a vez do Obon Odori, uma dança de origem budista, realizada como uma forma de honrar, agradecer e confortar os espíritos dos ancestrais, de modo especial na época do obon, data semelhante ao Finados no Brasil. A dança também tem o objetivo de espantar demônios e maus espíritos. Geralmente, o traje usado na apresentação é o yukata, quimono de verão. Criado em 2017, o grupo da Acel atualmente conta com 21 integrantes. Mas, também haverá apresentação do grupo Djukyu Kumi, que conta com 20 dançarinos, com média de idade de 70 anos. O grupo é considerado o maior kumi da cidade, contando com mais de 120 famílias, e o de maior relevância.
Oficinas – Serão ofertadas diversas oficinas gratuitas: uma de defesa pessoal para mulheres, outra de Aikido para crianças e uma terceira de kung fu, de acordo com diferentes faixas etárias, além da oficina de kirigami, tradicional arte japonesa de recorte o papel. Serão workshops com duração de 30 minutos, até dez vagas por turma. Os visitantes poderão ainda observar a exposição de atividades da Uni Senai, que levará uma impressora 3D que imprimirá o tsuru, considerado um dos símbolos mais tradicionais da cultura japonesa, além de poderem interagir com o ambiente virtual do metaverso, uma experiência que estará disponível para celular por meio de QR Code. Com informações da assessoria de imprensa.
Programação de apresentações
14h00 às 14h45: Associação Punhos Unidos
15h00 às 15h45: Aikidojo
15h45 às 16h15: Taiko
17h15 às 18h15: Coral da ACEL
18h45 às 19h00: Obon Odori