Ferrovia Londrina-Ourinhos: “Ramal se tornou inviável pela falta de procura das empresas da região”
Não há irregularidades no fato de a empresa não utilizar mais o trecho que liga Paraná a São Paulo para o transporte regular de cargas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu as justificativas da Rumo Malha Sul para o fim do transporte ferroviário no ramal que liga Londrina a Ourinhos (SP). De acordo com a agência, não há irregularidades no fato de a empresa não utilizar mais o trecho que liga Paraná a São Paulo para o transporte regular de cargas.
A justificativa da Rumo é que a operação no ramal se tornou inviável pela falta de procura das empresas da região pelo transporte ferroviário, e que serão mantidas as atividades de manutenção e conservação da ferrovia e da estrutura, neste primeiro momento.
Em 2019 foram transportadas 456 mil toneladas de carga pelos trilhos entre Londrina e Ourinhos. Em 2020 este total baixou para 376 mil toneladas. No ano seguinte, 2021, 360 mil toneladas. Em 2022, 297 mil toneladas. Em 2023 a queda no transporte foi mais significativa, despencando para 83 mil toneladas movimentadas pelo ramal ferroviário de 217 quilômetros de extensão.