Festa Literária de Londrina faz oficinas para escritores, editores e interessados em literatura
Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (27) a primeira de três oficinas da FLIL, Festa Literária Londrinense. Parte de um ciclo de três semanas de formação, a oficina de estreia é ministrada pela escritora Karen Debértolis, e tem foco na “Preparação de originais”. A oficina levará os participantes a refletir sobre o processo de produção de um livro, desde a ideia inicial até a edição final, incluindo a preparação do original para envio para publicação. Durante a semana, os escritores terão a oportunidade de trabalhar sobre seus próprios livros e rascunhos, bem como conhecer o processo de editoração. A oficina vai até sexta-feira (31), com pausa no feriado do dia 30. As inscrições estão abertas e são gratuitas pelo link https://forms.gle/inTMuhBwnJCDmfXh9.

“A nossa intenção com esse circuito de formação é contribuir com o cenário da literatura londrinense nos seus diversos aspectos, pensando no livro em si, mas também no mercado de editoras e nas diversas formas de financiamento a projetos dessa natureza. A proposta é realmente preparar, ofertar aos escritores e entusiastas da cidade possibilidades diversas de avançar com seus trabalhos”, comentou Rafael Silvaro, um dos idealizadores da Flil.

Editor experiente, Rafael será o ministrante da segunda oficina, de “Publicação de Livros”, que vai durar quatro dias e ocorrerá na semana seguinte, de 3 a 6 de junho. O objetivo da oficina é dialogar com autores e escritores que buscam aprofundar seus conhecimentos e habilidades em autopublicação e estratégias para navegar no setor editorial. “Passada a fase de preparação do original, o programa dessa oficina é projetado para fornecer uma compreensão abrangente tanto da autopublicação quanto da publicação tradicional, de maneira que os participantes possam aprofundar seus conhecimentos a respeito das formas de publicar esses livros”, explicou Rafael.

Por fim, a terceira oficina tem foco no financiamento de projetos literários, e será ministrada pela jornalista e produtora cultural Isabela Cunha, que também coordena a Flil. A oficina começa no dia 10 de junho, segue até o dia 13, e deve abordar as diversas possibilidades de captar recursos para projetos da área de literatura, seja para a publicação de livros, para ações formativas ou para atividades criativas/fruitivas de natureza literária. “A oficina é bem prática. A ideia é que os participantes possam conhecer e se relacionar com os editais públicos, conhecendo algumas modalidades de financiamento público e, principalmente, possam desenvolver seus próprios projetos para concorrer aos editais”, comentou a produtora cultural. Todas as inscrições para as oficinas da Flil são gratuitas e podem ser feitas on-line. Elas ocorrem sempre à noite, das 19h às 21h, durante a semana, no espaço da Biblioteca Pública Municipal de Londrina.

Sobre a Festa Literária de Londrina – A Festa Literária de Londrina – FLIL é um projeto inspirado em outros eventos da mesma natureza que são tradição na Literatura Brasileira e, em Londrina, visa fomentar e democratizar o cenário da literatura local. Com formação, apresentação, bate-papos e feira de livros, a Festa tem oficinas dos dias 27 de maio a 13 de junho e, nos dias 14 e 15 de junho tem um final de semana de programação intensa gratuita para o público geral.

A Flil busca colocar em diálogo os escritores, editores, profissionais do livro, trabalhadores da literatura oral, leitores e demais interessados e interessadas na palavra. Essas e outras informações podem ser encontradas em instagram.com/festaliterarialondrina. Com informações do N.Com.